02/05/2020
A criatividade é uma das habilidades que está ganhando evidência no século XXI. O construto é multidimensional, determinado por quatro componentes fundamentais: pessoa, processo, produto e ambiente criativo. A história da avaliação da criatividade possui alguns impasses, como a ausência de uma forma mais robusta e consolidada de se avaliar os comportamentos criativos. A autora, então, então tem o objetivo de apresentar alguns métodos de avaliação da criatividade e suas respectivas críticas. Os métodos são: uniqueness score, Top 2, average score, avaliação consensual e sanpshot.
Highlights:
- A principal crítica feita aos métodos é a criatividade ser vista como um construto unifatorial.
- O uniqueness score corresponde a um método em que juízes externos avaliam a originalidade e a adequabilidade das respostas dadas pelo sujeito. As pontuações são somadas e dão origem a uma pontuação total.
- Os métodos Top 2 e average score selecionam escores maiores para o cálculo de um escore final.
- A consensual assessment technique (CAT) consiste no julgamento independente, realizado por juízes especialistas, do grau de criatividade de uma resposta ou produto. Isto é, os juízes avaliam a partir de uma escala que varia entre o mais baixo e o mais alto nível de criatividade.
- O método snapshot é mais simples, pois os juízes avaliam um conjunto de respostas e fornecem uma classificação global única para todo o conjunto.
- Por ser uma habilidade considerada destaque no século, a criatividade está sendo o enfoque principal de vários estudos. Contudo, ainda não há evidências robustas de validade ou eficácia.
Referência:
Nakano, T. D. C. (2020). Métodos Atuais para Avaliação da Criatividade: Vantagens e Questionamentos. Avaliação Psicológica, 19(1), 97–105. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.14269.11
Acessar em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712020000100012