Anais do Congresso

CERTIFICADOS

LABORATÓRIOS DE AP NO BRASIL

CATÁLOGO DOS LABORATÓRIOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL

 

Benefício SP

Visite São Paulo

 

CONVIDADOS NACIONAIS

  • Alexandre Serpa

    Alexandre  Serpa Psicólogo, doutorando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Possui mestrado em Educação e especialidade em métodos estatísticos computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência na área de avaliação de medidas socioemocionais em larga escala, tendo atuado em sistemas de avaliação de vários Estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Atuou também na adaptação de testes psicológicos internacionais aprovados pelo SATEPSI, como o Sosie 2ª geração.

    Fechar
  • Alina Gomide Vasconcelos

    xxx Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Trabalho Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atualmente, é psicóloga do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e pesquisadora do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais da UFMG (LADI-UFMG). Link para o currículo Lattes completo:http://lattes.cnpq.br/2215024278365580

    Fechar
  • Álvaro José Lelé

    Álvaro José Lelé Psicólogo clínico, psicoterapeuta, doutor em psicologia pela UFMG, mestre pela UFSC, mestrado profissionalizante pela Université René Descartes-Paris V em Psicologia Clínica e Patológica, Aconselhamento Clínico e Técnicas Projetivas..  Tem experiência na área de Psicologia Clinica, com ênfase em Psicologia Projetiva, Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Rorschach, TAT, personalidade, psicopatologia, psicanálise. Membro da Sociedade Brasileira e Internacional de Rorschach, Société International de Psychopathologie Phénoméno-structurale (França), Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, comissão organizadora do Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica-EMAP, e membro fundador do Réseau Universitaire Européeen et International de Recherche « Méthodes Projectives Et Psychanalyse ». Membro professor associado do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais- LADI -Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

    Fechar
  • Ana Claudia Souza Vazquez

    Ana Claudia Souza Vazquez Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curso de MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em cargos de diretoria e gerência na área de Recursos humanos. Temas de interesse, com publicações na área:  Aprendizagem organizacional e Desenvolvimento de competências, Desenvolvimento Humano no Trabalho, Processos de Avaliação em Psicologia Positiva e Gestão Estratégica de Pessoas.

    Fechar
  • Ana Cristina Resende

    Ana Cristina Resende Pós-doutoranda pela UNIFESP (Depto de Psiquiatria, com bolsa pela FAPESP), Doutor em Psicologia pela PUCRS com Estágio de Doutorado pela California School of Professional Psychology – AIU – San Diego, mestre em psicologia pela PUC Goiás e graduação em Psicologia pela PUC Goiás. Formação em Avaliação Psicológica pela Associação Goiana de Rorschach. Atualmente é professor adjunto da graduação e pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás e pesquisadora com ênfase em avaliação psicológica nos seguintes temas: Avaliação de Personalidade, Psicopatologia, Avaliação Forense, Fundamentos e Medidas da Psicologia, Método de Rorschach (R-PAS e SC).

    Fechar
  • Ana Paula Porto Noronha

    Ana Paula Porto Noronha Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É professora associada da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, avaliação percepto-motora, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009); é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (1B). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco em 2003-2005 e 2009-2011.

    Fechar
  • Anna Elisa de Villemor-Amaral

    Anna Elisa de Villemor-Amaral Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saude Mental. É também professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment.

    Fechar
  • Arthur A. Berberian

    Arthur A. Berberian Neuropsicólogo, Doutor em psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador da Neuropsicologia do Programa de Esquizofrenia (UNIFESP) e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas (Unifesp).

    Fechar
  • Bruna Tonietti Trevisan

    Bruna Tonietti Trevisan Psicóloga pela Universidade São Francisco. Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora convidada da Especialização em Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Laboratório de Neuropsicologia Infantil da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Neuropsicóloga Clínica e Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

    Fechar
  • Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes

    Carlos  Henrique Sancineto da Silva Nunes Mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da UFRGS e USF. É membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos, sendo um dos autores da Bateria Fatorial de Personalidade - BFP. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria.

    Fechar
  • Caroline de Oliveira Cardoso

    Caroline de Oliveira Cardoso Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Psicologia, ênfase Cognição Humana, pela PUCRS e atualmente doutoranda da mesma instituição. Especialista em Neuropsicologia (PROJECTO). Professora do curso de Psicologia da Universidade FEEVALE e docente em cursos de especialização na área de avaliação psicológica e neuropsicológica. Atua na área clínica como psicóloga clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental e na área da avaliação psicológica e neuropsicológica. Tem experiência nas áreas de psicologia clínica, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicodiagnóstico, avaliação e reabilitação neuropsicológica, neuropsicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

    Fechar
  • Clarissa Marceli Trentini

    Clarissa  Marceli Trentini Psicóloga (CRP 07/08471). Doutora em Ciências Médicas com ênfase em Psiquiatria (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica (UFRGS). Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Bolsista CNPq.

    Fechar
  • Cristian Zanon

    Cristian Zanon É professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco, Itatiba-SP. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Mestre (2009) e Doutor (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de doutoramento sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2010-2011) na área de psicometria sob orientação do Dr. Ronald Hambleton. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicometria, Psicologia Positiva, traços de personalidade. Além disso, tem interesse em estatística, mais especificamente em Teoria de Resposta ao Item e Structural Equation Modeling.

    Fechar
  • Denise Balem Yates

    Psicóloga (CRP 07/14662). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós‑Graduação em Psicologia (UFRGS). Realizou mestrado‑sanduíche na Ludwig‑Maximilians‑Universität, em Munique, Alemanha, e doutorado‑sanduíche na University of Cambridge, Inglaterra. Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Neuropsicologia (UFRGS). Psicóloga do Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS.

    Fechar
  • Denise Teixeira Mráz Zapparoli

    Denise Teixeira Mráz Zapparoli Mestre em Psicologia Clínica; Trabalha há 30 anos na área de Avaliação Psicológica. Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Avaliação Psicológica; Técnicas projetivas gráficas e temáticas; Técnicas Expressivas; Desenvolvimento Infantil; Supervisão em Psicodiagnóstico.

    Fechar
  • Elizabeth do Nascimento

    Elizabeth do Nascimento Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Trabalho Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro fundador do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais da UFMG (LADI-UFMG). Link para o currículo Lattes completo: http://lattes.cnpq.br/9413542662266866

    Fechar
  • Erika Tiemi Kato Okino

    Erika Tiemi Kato Okino Doutora em Psicologia e Psicóloga do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Atual Presidente da ASBRo. Área de especialização: Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico, Adaptação de instrumentos, Orientação Profissional/Vocacional.

    Fechar
  • Fabiano Koich Miguel

    Fabiano Koich Miguel Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, com doutorado-sanduíche na Universidade de Évora (Portugal) e na University of Toledo (EUA), desde então colaborando no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando principalmente com os seguintes temas: construção de instrumentos, emoções e inteligência emocional, testagem adaptativa informatizada, inteligência e personalidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

    Fechar
  • Gisele da Silva Alves

    Gisele da Silva Alves Psicóloga. Mestre em psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da editora Casa do Psicólogo, uma empresa Pearson.

    Fechar
  • Hugo Ferrari Cardoso

    Hugo Ferrari Cardoso Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2009), graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2008), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2008), mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2010) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2013). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, construção de instrumento psicológico, instrumento de avaliação, psicologia do trânsito, psicologia organizacional e do trabalho e orientação profissional.

    Fechar
  • Irani Iracema de Lima Argimon

    Psicóloga. Doutora em Psicologia pela PUC/RS. Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da PUC/RS. Co-autora dos Manuais do Teste WCST.

    Fechar
  • Janaína Thaís Barbosa Pacheco

    Janaína Thaís Barbosa Pacheco Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós Doutorado (Bolsista PNPD/Capes) na Pontificia Universidade Católica/RS. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atua como supervisora e psicoterapeuta cognitivo-comportamental.

    Fechar
  • Josemberg Moura de Andrade

    Josemberg Moura de Andrade Possui os títulos de mestre e de doutor em Psicologia Social e do Trabalho na área de Avaliação e Medida pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde do Departamento de Estatística da UFPB. Também é coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Medidas Psicológicas (GPAMP) e parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia. Exerceu a função de psicometrista no Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB) e colaborou como assistente de pesquisa no Canadian Research Institute for Social Policy/ Universidade de Nova Brunswick/Canadá. Tem experiências em Psicologia e Educação com ênfase na Construção e Validação de Escalas Atitudinais e Testes Psicológicos.

    Fechar
  • José Humberto da Silva Filho
    Fechar
  • Juliana Pacico

    Juliana Pacico Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, possui especialização em Psicologia Organizacional e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutoranda pela UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Claudio Simon Hutz. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva, psicometria e personalidade. Entre seus principais interesses estão os temas: esperança, otimismo, autoestima, autoeficácia, estilos parentais, traços de personalidade, construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica e psicologia organizacional.

    Fechar
  • Léia Gonçalves Gurgel

    Léia Gonçalves Gurgel É Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. É Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na UFCSPA (linha de pesquisa Métodos Diagnósticos e Epidemiologia das Doenças), sob orientação da Prof. Dra. Caroline Tozzi Reppold. Integra o Laboratório de Avaliação Psicológica da UFCSPA e, atualmente, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: medidas em Fonoaudiologia e Psicologia, busca de evidências de validade de instrumentos voltados para a avaliação de linguagem oral e escrita de crianças e adolescentes, avaliação neuropsicológica e Psicologia Positiva.

    Fechar
  • Lisandra Borges

    Lisandra Borges Psicóloga, Psicopedagoga e doutoranda em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental – LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; saúde mental infantil; depressão e suicídio em crianças e adolescentes. É assistente editorial da Revista Avaliação Psicológica, publicada pelo IBAP.

    Fechar
  • Lucila Moraes Cardoso

    Lucila Moraes Cardoso Profa. Dra. Lucila Moraes Cardoso - Possui graduação em Psicologia (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde coordena o Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (LEAPSI). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), Zulliger e Rorschach pelo Sistema Compreensivo e House-Tree-Person (HTP).

    Fechar
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro

    Luiz Renato Rodrigues Carreiro Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (Licenciatura e Bacharelado em 1994 e Formação do Psicólogo em 1995), Especialização em Neurobiologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), Mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do curso de pós-graduação stricto-sensu em Distúrbios do Desenvolvimento e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UPM. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Cognitivos e Atencionais, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção e percepção, tempo de reação e aspectos cognitivos do desenvolvimento e suas alterações presentes no TDAH. Editor da Revista Psicologia: Teoria e Prática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-Nível: 2.

    Fechar
  • Maiana Farias Oliveira Nunes

    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004), mestrado (2007) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Realizou pós doutorado em Psicologia na UFRGS, no departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade. Participou da diretoria do IBAP entre 2009 e 2013. Atua com Orientação Profissional e de Carreira de adolescentes e adultos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, autoeficácia, interesses profissionais, traços de personalidade.

    Fechar
  • Makilim Nunes Baptista

    Makilim Nunes  Baptista Possui graduação em Psicologia pela Universidade Sao Judas Tadeu (1995), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

    Fechar
  • Maria Aparecida Fernandes Martin

    Maria Aparecida Fernandes Martin Graduação em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1987), Especialização em Psicodrama Psicoterápico (1992) e Sócio educacional. Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência em Psicologia Clínica na abordagem psicodramática, atuando principalmente nos temas: clínica psicológica infantil, adultos e família, avaliação psicológica, desenvolvimento infantil, distúrbios do desenvolvimento, e experiência docente principalmente nos temas de formação em saúde, psicodrama e supervisão clínica.

    Fechar
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

    Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Graduação em Psicologia pela Universidade de Havana (1988), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-Nível: 2. Atua na área de Análise do Comportamento desenvolvendo projetos de pesquisa voltados à identificação e manejo de problemas de comportamento no desenvolvimento típico e atípico e adaptação e validação de instrumentos de avaliação padronizada do comportamento. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editora Associada da Revista Psicologia: Teoria e Prática.

    Fechar
  • Mariana Froeseler

    Mariana Froeseler Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Psicologia pela mesma instituição. Professora do curso de Psicologia em instituição particular de ensino superior em Minas Gerais, ministrando disciplinas nas áreas de Avaliação Psicológica e Neuropsicologia. Membro o Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) do Departamento de Psicologia da UFMG, participando de pesquisas sobre Avaliação Psicológica no contexto das Terapias Cognitivas. Atua como psicóloga clínica em consultório particular com a abordagem cognitivo-comportamental.

    Fechar
  • Micheline Roat Bastianello

    Micheline Roat  Bastianello
    Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da ANPEPP. Tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Possui experiência nas áreas de psicodiagnóstico, psicoterapia de crianças e adolescentes, pesquisa em psicologia positiva, adaptação, padronização e validação de instrumentos de avaliação psicológica.

    Fechar
  • Miriam Segin

    Miriam Segin Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

    Fechar
  • Ricardo Primi
    conteudo
    Fechar
  • Regina Luisa de Freitas Marino

    Regina Luisa de Freitas Marino Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da editora Casa do Psicólogo, uma empresa Pearson.

    Fechar
  • Regina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento

    Regina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento Doutora em Psicologia pela PUC-SP (1993). Professora associada da Faculdade de Psicologia da PUC-SP e diretora da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" da PUC-SP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Outros Métodos Projetivos (ASBRo). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Métodos de Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Método de Rorschach,  Medidas em Psicologia, Avaliação Psicológica, Psicanálise, Orientação Vocacional, Atendimento Clínico de Orientação Psicanalítica. É líder de grupo de pesquisa CNPq. Tem desenvolvido projetos de pesquisa para realização de estudos normativos do Método de Rorschach, com apoio financeiro da FAPESP.

    Fechar
  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

    Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica), campus Itatiba e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Orientação Profissional.

    Fechar
  • Sonia Liane Reichert Rovinski

    Sonia Liane Reichert Rovinski Psicóloga – CRP 07/1792, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS) e Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS). Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS (1993-2013), professora nos cursos de pós-graduação UNISINOS, UFCSPA, UP-RN, IPES/Católica de Goiás, UPF, lecionando a matéria de perícia psicológica forense. Diretora científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica – ABPJ, período 2010-2011. Autora e coautora de livros sobre tema da avaliação forense, entre eles “Fundamentos da perícia psicológica forense”- 3ªed.Ed Vetor, 2013.

    Fechar
  • Sonia Regina Pasian

    Sonia Regina PasianPsicóloga, Doutora em Psicologia, Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Consultivo da ASBRo. Área de especialização: Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico, Adaptação de instrumentos e Orientação Profissional/Vocacional.

    Fechar
  • Tatiana de Cássia Nakano

    Tatiana de Cássia Nakano Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Possui Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) como bolsista Fapesp, Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) e Mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela PUC-Campinas como bolsista CNPq, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado em 2011 em parceria com dois outros pesquisadores: Teste de Criatividade Figural Infantil). Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade e Superdotação. Atualmente tem focado suas pesquisas na última temática, especificamente no desenvolvimento de uma Bateria de Avaliação das Altas Habilidades / Superdotação, em fase final de investigação de suas qualidades psicométricas. Presidente atual da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2016) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp.

    E-mail de contato: tatiananakano@hotmail.com

    Fechar
  • Tatiana Pontelli Mecca

    Tatiana Pontelli Mecca Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com doutorado Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi professora do cursos de Lato Sensu em Psicopedagogia, Avaliação Psicológica Clínica, Neurociências e Psicologia Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e do curso de Pedagogia da Universidade de Guarulhos. Atualmente é Professora do Mestrado em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo - UNIFIEO. É pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social e da Clínica de Transtornos do Espectro do Autismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

    Fechar
  • Thaís Marques

    Thaís Marques
    Mestre em Saúde mental pela Universidade Federal de São Paulo. Fez especialização em Psicologia da Saúde pela UNIFESP e graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Assistente e Coordenadora da Clínica de Psicologia na Universidade Anhanguera, lecionando e supervisionando nas áreas de Psicanálise, Psicopatologia, Saúde, Psicodiagnóstico, Psicoterapia e Metodologia de Pesquisa.

    Fechar
  • Vanessa Stumpf Heck

    Vanessa  Stumpf Heck Psicóloga (CRP 07/10895). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS). Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (IEPP).

    Fechar