Anais do Congresso

CERTIFICADOS

LABORATÓRIOS DE AP NO BRASIL

CATÁLOGO DOS LABORATÓRIOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL

 

Benefício SP

Visite São Paulo

 

PROGRAMAÇÃO

VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica – São Paulo

*Todas as apresentações em inglês terão tradução simultânea com exceção ao curso pré-congresso

 

29 e 30/06/2015

 

01/07/2015 - Quarta-Feira

 

02/07/2015 - Quinta-Feira

 

03/07/2015 - Sexta-Feira

 

 

Saiba mais sobre os convidados internacionais

 

Curso Pré-Congresso

Joseph A. Rios] Introduction to R Programming (Joseph A. Rios)

Abstract: R is freeware that provides a powerful language and environment for statistical computing and graphics. As R has seen an increase in popularity among data analysts and researchers, this course will provide an introduction for those with no prior experience on how to program in R and how to use R for applied data analysis. Topics will include learning the basic R language and environment as well as basic operations, such as data importing, exporting, and data preparation, computing descriptive statistics, installing R packages, and creating graphs and plots. If time permits, more advanced topics will include conducting power analyses, mean comparisons, regression, Classical Test Theory item analyses, measurement and structural equation models, calibrating item and person parameters via Item Response Theory, creating functions, and data simulation methodologies in R. Overall, the goal of the workshop is to supply researchers with the knowledge to use R in their everyday research and to provide resources for facilitating further learning related to the use of R.

Bio: Joseph Rios received his B.A. in psychology from Lewis & Clark College and his M.A. in quantitative methodology from the University of California, Riverside. He is currently completing his dissertation in the psychometrics program at the University of Massachusetts Amherst. In addition to working on his dissertation, Joseph is a graduate fellow employed in the Center for Validity Research in the Research and Development Division at the Educational Testing Service. Joseph's methodological research has focused on subscore estimation and reporting, differential item functioning methodologies in computer adaptive testing, and identification of construct-irrelevant response processes in low-stakes testing, such as test taking motivation and faking. Furthermore, his interests in assessing linguistic minorities, international assessment, and cross-cultural research have led him to pursue various topics related to score comparability, test adaptation, and score linking procedures.

 

O curso pré-congresso ocorrerá nos dias 29/06 (manhã e tarde) e 30/06 (manhã) com duração total de 12 horas, conforme pode ser visualizado na Programação, e não haverá tradução.

Valor do curso: R$ 100

 

MINICURSOS

Os minicursos ocorrerão no dia 30 de Junho na parte da manhã ou tarde. Cada minicurso terá 4 horas de duração.

Período: Manhã

  1. Avaliação neuropsicológica em transtornos mentais graves (Arthur A. Berberian)
  2. Avaliação Psicológica em Orientação Profissional (Rodolfo Augusto Matteo Ambiel)
  3. Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) (Clarissa Marceli Trentini, Denise Balem Yates e Vanessa Stumpf Heck)
  4. Construção de instrumentos psicológicos: elementos básicos (Alexandre Serpa e Lisandra Borges)
  5. O teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (Anna Elisa de Villemor-Amaral)
  6. Escala Baptista de Depressão - versão adulto (EBADEP-A): construção, evidências de validade, aplicação e interpretação (Makilim Nunes Baptista)
  7. Avaliação neuropsicológica nos transtornos do neurodesenvolvimento (Luiz Renato Rodrigues Carreiro)
  8. Curso Introdutório de Rorschach Performance Assessment System - R-PAS (Regina Sônia Gattas Fernandes do Nascimento, Thaís Marques e Ana Cristina Resende)
  9. Elaboração de relatórios psicológicos (Ana Paula Porto Noronha)
  10. Avaliação neuropsicológica como ferramenta para o planejamento de adaptação e intervenção no contexto escolar (Bruna Tonietti Trevisan)
  11. Altas habilidades / superdotação: aspectos conceituais e construção de instrumento de avaliação (Tatiana de Cássia Nakano)
  12. Testes de atenção, inteligência, memória e impulsividade para a avaliação no trânsito (HugoFerrari Cardoso
  13. Avaliação de problemas emocionais em adultos por meio de instrumentos padronizados (Maria Aparecida Fernandes Martin)
  14. Uso da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – Quarta edição (WISC-IV) – na avaliação neuropsicológica (Regina Luisa de Freitas Marino e Gisele da Silva Alves)
  15. Alfabetização de crianças e adolescentes com deficiência intelectual: Desafios da avaliação e proposta de intervenção (Miriam Segin)
  16. HTP – aplicação e análise (Denise Teixeira Mráz Zapparoli)

 

 

Período: Tarde

  1. Atualizações em avaliação da linguagem oral e escrita de crianças e adolescentes (Léia Gonçalves Gurgel)
  2. Instrumentos padronizados de avaliação comportamental no desenvolvimento típico e atípico: panorama da área no Brasil (Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira)
  3. Aplicações da Teoria de Resposta ao Item na construção de instrumentos psicológicos (Josemberg Moura de Andrade)
  4. Teste de Wisconsin de Classificação de Cartas (Clarissa Trentini e Irani Iracema de Lima Argimon)
  5. Correção e interpretação do desempenho no WAIS III (Elizabeth Nascimento e Alina Gomide Vasconcelos). Obs: é pré-requisito ter conhecimento prévio do instrumento para acompanhar o curso.
  6. Avaliação Psicológica de crianças e adolescentes (Lisandra Borges e Alexandre Serpa)
  7. Testes computadorizados e seu uso em avaliação psicológica (Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes)
  8. Teste de Apercepção Temática segundo a Escola de Paris (Álvaro José Lelé)
  9. Resultados da avaliação psicológica e o planejamento da intervenção para crianças e adolescentes com problemas de comportamento (Janaína Thaís Barbosa Pacheco)
  10. Produção de documentos no contexto forense (Sonia Liane Reichert Rovinski)
  11. Avaliação psicológica na clínica cognitivo-comportamental (Mariana Froeseler)
  12. Avaliação Neuropsicológica e Comportamental nos Transtornos do Espectro do Autismo(Tatiana Pontelli Mecca)
  13. Interfaces entre intervenção e avaliação em orientação profissional e de carreira (Maiana Farias Oliveira Nunes)
  14. Avaliação de Desempenho das Organizações (Ana Claudia Souza Vazquez)
  15. Interpretação qualitativa do desempenho no Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (José Humberto da Silva Filho)
  16. Avaliação Neuropsicológica das Funções Atencionais e Executivas em Crianças (Caroline de Oliveira Cardoso)
  17. Método de Zulliger no Sistema Compreensivo (Lucila Moraes Cardoso)
  18. Possibilidades avaliativas de interesses por meio do teste de fotos de profissões (Sonia Regina Pasian e Erika Tiemi Kato Okino)
  19. HTP – indicadores patológicos (Denise Teixeira Mráz Zapparoli)
  20. Psicometria e Modelagem de Equações Estruturais usando o R (Ricardo Primi)
  21. Emoções e inteligência emocional (Fabiano Koich Miguel)
  22. Avaliação em Psicologia Positiva (Micheline Roat Bastianello, Juliana Pacico e Cristian Zanon)