PALESTRANTES

Palestrantes Internacionais

Luciano GirominiLuciano Giromini (Itália)
Professor no departamento de psicologia, e Core Faculty Member no programa de Ph.D. Psychological, Anthropological and Educational Sciences da University of Turin na Itália. Recebeu intenso treinamento em avaliação psicológica, estatística e psicometria e lecionou sobre esses temas em duas universidades italianas e uma californiana. Durante os últimos anos, participou do grupo de pesquisa de pós-doutorado na Alliant International University em San Diego, California, e contribuiu para o desenvolvimento do Rorschach Perfomance Assessment System (R-PAS). Seus estudos em neuropsicologia foram publicados em várias revistas e tiveram importantes reconhecimentos pelo mundo (Mary Cerney Award, Society for Personality Assessment).

Óscar Filipe Coelho Neves GonçalvesÓscar Filipe Coelho Neves Gonçalves
O Professor Óscar Gonçalves é licenciado em psicologia (“Licenciatura Pré-Bolonha”) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), Doutorado pelo "Counseling, School and Consulting Psychology Program" da School of Education - University of Massachusetts, Amherst - USA, equivalência ao Doutoramento em Psicoterapia e Aconselhamento pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Portugal), DEA pelo programa de Doutoramento em Neurociências da Faculdade de Ciências da Universidade de Vigo (Espanha), Doutoramento em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e Agregação em Psicologia pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Portugal). O Prof. Gonçalves possui a carteira profissional de Psicólogo com a especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicoterapia (Ordem dos Psicólogos) e é ainda um terapeuta e supervisor certificado em terapia cognitivo-comportamental (Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento).Publicou 16 livros, 36 capítulos e mais de 160 artigos em revistas científicas. O seu foco atual de investigação centra-se no estudo da interacção entre marcadores neurocognitivos, estrutura e funcionamento cerebral em doenças psiquiátricas, neurodesenvolvimentais e neurodegenerativas. Foi o fundador e Diretor do Laboratório de Neuropsicofisiologia na Universidade do Minho, onde investiga de modo sistemático os correlatos neuronais de uma variedade de processos cognitivo-emocionais (processamento sensorial; atenção; memória; cognição social; funcionamento executivo) em diferentes condições clínicas (Perturbações do Espectro Obsessivo; Esquizofrenia; Síndrome de Williams, Esclerose Múltipla) usando uma variedade de técnicas laboratoriais (Psicofisiológicas; Electroencefalografia/Potenciais Evocados; Ressonância Magnética; Neuromodulação). O Prof. Gonçalves teve posições de docência e cargos dirigentes na Universidade do Porto (Professor Auxiliar), University of California - Santa Barbara (Visiting Assistant Professor), Universidade do Minho (Professor Auxiliar, Professor Associado, Professor Catedrático e Presidente da Escola de Psicologia) e Northeastern University (Full Professor e Chair of Applied Psychology). Atualmente é Professor Catedrático da Universidade do Minho, Senior Research Associate no Spaulding Center for Neuromodulation do Spaulding Hospital e Harvard Medical School (EUA), Adjunct Professor na Northeastern University (EUA) e Pesquisador Visitante Especial no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Mackenzie, São Paulo (Brasil). O Prof. Gonçalves foi PI em dez projetos com financiamento externo e membro de equipes de investigação em 16. Orientou até ao momento 28 estudantes de doutoramento e 9 postdocs.

Trevor Bond (Austrália)Trevor Bond (Austrália)
Professor Trevor Bond é atualmente professor adjunto na College of Arts, Society and Education at James Cook University. Mundialmente conhecido pela aplicação da Rasch Analysis para variáveis de desenvolvimento e resultados educacionais. Ensinou disciplinas de graduação com base na psicologia de desenvolvimento e educação para os alunos de formação de professores e continua a supervisionar estudantes de doutorado que usam a Rasch Analysis em suas pesquisas. A terceira edição do seu livro best-selling (co-autoria com Christine Fox), Applying the Rasch model: Fundamental measurement in the human sciences, reflete sua vasta experiência nos ambientes educacionais como background para a aplicação de medidas fundamentais para os resultados nas ciências humanas. Prof. Bond é avaliador de journals pelo mundo todo na área de ciências humanas e dá consultoria para organizações que trabalham com testes de alto risco educacional nos EUA, Inglaterra e Europa. Em 2005, fomentou o Annual PROMs: the Pacific Rim Objective Measurement Symposia a apoiar o desenvolvimento de medição de capacidade na S.E. e Asia oriental. O PROMS foi aplicado na Malasia, Hong Kong, Taiwan, Japão e China.

 

 

Palestrantes Nacionais

Alessandra Almeida AssumpçãoAlessandra Almeida Assumpção
É doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano/UFMG. Mestra em Medicina Molecular/UFMG. Graduada em Psicologia/UFMG. Possui experiência em atendimento psicoterápico e neuropsicológico. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Terapia Cognitivo-Comportamental, Mindfulness, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica e Psicologia da Saúde. É colaboradora de pesquisa no Laboratório de Processos Cognitivos (Labcog/UFMG) e no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LAPICC-USP).

Alexandre SerpaAlexandre Serpa
Psicólogo, doutorando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Possui mestrado em Educação e especialidade em métodos estatísticos computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência na área de avaliação de medidas socioemocionais em larga escala, tendo atuado em sistemas de avaliação de vários Estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Atuou também na adaptação de testes psicológicos internacionais aprovados pelo SATEPSI, como o Sosie 2ª geração.

Ana Claudia Souza VazquezAna Claudia Souza Vazquez
Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curso de MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em cargos de diretoria e gerência na área de Recursos humanos. Temas de interesse, com publicações na área: Aprendizagem organizacional e Desenvolvimento de competências, Desenvolvimento Humano no Trabalho, Processos de Avaliação em Psicologia Positiva e Gestão Estratégica de Pessoas.

Ana Cristina ResendeAna Cristina Resende
Pós-doutoranda pela UNIFESP (Depto de Psiquiatria, com bolsa pela FAPESP), Doutor em Psicologia pela PUCRS com Estágio de Doutorado pela California School of Professional Psychology – AIU – San Diego, mestre em psicologia pela PUC Goiás e graduação em Psicologia pela PUC Goiás. Formação em Avaliação Psicológica pela Associação Goiana de Rorschach. Atualmente é professor adjunto da graduação e pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás e pesquisadora com ênfase em avaliação psicológica nos seguintes temas: Avaliação de Personalidade, Psicopatologia, Avaliação Forense, Fundamentos e Medidas da Psicologia, Método de Rorschach (R-PAS e SC).

Ana Karla Silva SoaresAna Karla Silva Soares
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado (2013) e doutorado (2015) em Psicologia Social pela mesma instituição. É professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul na área de Fundamentos e Medidas em Psicologia. Seus interesses de pesquisa incluem psicometria (elaboração, adaptação e validação de medidas psicométricas), análise de dados (quantitativos e qualitativos) e Psicologia Social (valores humanos em adultos/crianças e estudos transculturais).

Ana Paula Porto NoronhaAna Paula Porto Noronha
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É professora associada da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, avaliação percepto-motora, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009); é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (1B). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco em 2003-2005 e 2009-2011.

Anna Elisa de Villemor-AmaralAnna Elisa de Villemor-Amaral
Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saude Mental. É também professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment.

Arthur BerberianArthur Berberian
Neuropsicólogo, Doutor em psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador da Neuropsicologia do Programa de Esquizofrenia (UNIFESP) e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas (Unifesp).

Carlos Henrique Sancineto da Silva NunesCarlos Henrique Sancineto da Silva Nunes
Mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da UFRGS e USF. É membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos, sendo um dos autores da Bateria Fatorial de Personalidade - BFP. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria.

Cristian ZanonCristian Zanon
É professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco, Itatiba-SP. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Mestre (2009) e Doutor (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de doutoramento sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2010-2011) na área de psicometria sob orientação do Dr. Ronald Hambleton. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicometria, Psicologia Positiva, traços de personalidade. Além disso, tem interesse em estatística, mais especificamente em Teoria de Resposta ao Item e Structural Equation Modeling.

Darlene GodoyDarlene Godoy
Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com período de Doutorado Sanduíche na Harvard Graduate School of Education. Neuropsicóloga e Terapeuta Cognitivo Comportamental na Sinapse Aprender. Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento.Psicóloga Supervisora Nacional da Mensa.Professora do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul.Professora convidada dos cursos de especialização em Psicopedagogia da Universidade Mackenzie e da especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.

Denise Teixeira Mráz ZapparoliDenise Teixeira Mráz Zapparoli
Doutoranda do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade São Marcos (1998). Trabalha na área acadêmica e na área clínica há 32 anos. Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Avaliação Psicológica; Técnicas Projetivas Gráficas e Temáticas; Técnicas Expressivas; Desenvolvimento Infantil; Supervisão em Psicodiagnóstico.

Fabiano Koich MiguelFabiano Koich Miguel
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, com doutorado-sanduíche na Universidade de Évora (Portugal) e na University of Toledo (EUA), desde então colaborando no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando principalmente com os seguintes temas: construção de instrumentos, emoções e inteligência emocional, testagem adaptativa informatizada, inteligência e personalidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Felipe Valentini Felipe Valentini
Felipe Valentini é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói, RJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de Psicometria e Avaliação Psicológica. Tem particular interesse nos temas de inteligência, desempenho e análise quantitativa de dados (principalmente, equações estruturais, modelagem multinível e TRI).

Gisele AlvesGisele Alves
Psicóloga bilíngue, consultora em avaliação psicológica, construção de instrumentos, adaptações transculturais e treinamento na área de avaliação psicológica. Mestre em Psicologia, com ênfase em avaliação psicológica, pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco, também possui experiência com a prática clínica, principalmente com transtornos de humor, esquizofrenia e ideação suicida. Atualmente, é consultora da Pearson Clinical Assessment no Brasil, treinando profissionais no uso de instrumentos e gerenciando projetos de revisões e atualizações de estudos psicométricos de testes já publicados pela editora, com experiência no depto. de P&D da mesma instituição por 5 anos, desenvolvendo e adaptando instrumentos psicológicos nas áreas de habilidades cognitivas, linguagem, rendimento escolar, habilidades sociais, motivação, entre outros, bem como trabalhando com gerenciamento de projeto nessas áreas.

Gisele PianowskiGiselle Pianowski
Graduada em Psicologia (2007) pela Universidade São Francisco (USF) em Itatiba-SP, titulada Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (2010) pela mesma instituição. Atualmente faz parte do programa de Pós Graduação da USF (desde 2012) como aluna de doutorado participante do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSaM), com parte do seu doutorado realizada na University of Toledo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui ênfase nos estudos voltados para a avaliação da personalidade, principalmente com os instrumentos o Teste das Manchas de Tinta de Rorschach (Sistema Compreensivo e Rorschach Performance Assessment System), o Zulliger (Sistema Compreensivo) e o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. Atua como professora de especialização em avaliação psicológica e no desenvolvimento de pesquisas em saúde mental.

Hudson F. GolinoHudson F. Golino
Hudson F. Golino é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói, RJ) e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia), na graduação em Psicologia e no Mestrado em Computação Aplicada. Desenvolve pesquisas na área de psicometria, machine learning e avaliação psicológica.

Janaína Thaís Barbosa PachecoJanaína Thaís Barbosa Pacheco
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós Doutorado (Bolsista PNPD/Capes) na Pontificia Universidade Católica/RS. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atua como supervisora e psicoterapeuta cognitivo-comportamental.

Josemberg de Moura AndradeJosemberg de Moura Andrade
Possui os títulos de mestre e de doutor em Psicologia Social e do Trabalho na área de Avaliação e Medida pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde do Departamento de Estatística da UFPB. Também é coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Medidas Psicológicas (GPAMP) e parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia. Exerceu a função de psicometrista no Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB) e colaborou como assistente de pesquisa no Canadian Research Institute for Social Policy/ Universidade de Nova Brunswick/Canadá. Tem experiências em Psicologia e Educação com ênfase na Construção e Validação de Escalas Atitudinais e Testes Psicológicos.

Juliana PacicoJuliana Pacico
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, possui especialização em Psicologia Organizacional e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutoranda pela UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Claudio Simon Hutz. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva, psicometria e personalidade. Entre seus principais interesses estão os temas: esperança, otimismo, autoestima, autoeficácia, estilos parentais, traços de personalidade, construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica e psicologia organizacional.

Lisandra BorgesLisandra Borges
Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental – LAPSAM III/USF. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da USF. Desenvolve pesquisas sobre construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos voltados para saúde mental infantojuvenil. Atualmente é parecerista Ad Hoc do SATEPSI e assistente editorial da Revista Avaliação Psicológica, publicada pelo IBAP.

Lucila CardosoLucila Cardoso
Profa. Dra. Lucila Moraes Cardoso - Possui graduação em Psicologia (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde coordena o Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (LEAPSI). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), Zulliger e Rorschach pelo Sistema Compreensivo e House-Tree-Person (HTP).

Maiana Farias Oliveira NunesMaiana Farias Oliveira Nunes
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004), mestrado (2007) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Realizou pós doutorado em Psicologia na UFRGS, no departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade. Participou da diretoria do IBAP entre 2009 e 2013. Atua com Orientação Profissional e de Carreira de adolescentes e adultos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, autoeficácia, interesses profissionais, traços de personalidade.

Makilim Nunes BaptistaMakilim Nunes Baptista
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Sao Judas Tadeu (1995), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro del Red Mundial Suicidólogos.

Maria Aparecida Fernades MartinMaria Aparecida Fernades Martin
Psicóloga pela Universidade de Guarulhos - UNG (1987), Especialista em Psicodrama Psicoterápico (1992) e Sócio educacional. Mestre (2011) e Doutoranda (2016) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Professora do Curso de Psicologia - CCBS - UPM. Experiência em Psicologia Clínica na abordagem psicodramática, atuando principalmente nos temas: clínica psicológica infantil, adultos e família, avaliação psicológica, desenvolvimento infantil, distúrbios do desenvolvimento, e experiência docente principalmente nos temas de formação em saúde, psicodrama, avaliação psicológica e supervisão clínica.

Maurício BuenoMaurício Bueno
Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco, atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco.

Micheline BastianelloMicheline Bastianello
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e Mestre (2011) e Doutora (2015) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da ANPEPP. Tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Possui experiência nas áreas de psicodiagnóstico, psicoterapia de crianças e adolescentes, pesquisa em psicologia positiva, adaptação, padronização e validação de instrumentos de avaliação psicológica.

nomeNelson Hauck Filho
Nelson Hauck Filho é professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (Itatiba-SP). Desenvolve pesquisas na área da psicometria e avaliação psicológica, com foco em personalidade e comportamento antissocial, vieses de resposta a instrumentos de autorrelato e competências socioemocionais.

Regina Luísa de Freitas MarinoRegina Luísa de Freitas Marino
Psicóloga clínica, mestre e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Distúrbios do desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Com experiência em adaptações transculturais de instrumentos para avaliação da inteligência quando pesquisadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pearson Clinical Assessment - Brasil. Atuou como professora do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com experiência em avaliação neuropsicológica e comportamental de crianças e adolescentes. Com atuação principalmente nos seguintes temas: práticas educativas parentais, Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade, outros transtornos do neurodesenvolvimento e síndromes genéticas.

Sônia EnumoSônia Enumo
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, 1979), com Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 1985), Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP, 1993) e pós-doutorado em deficiência visual pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação da Universidade de Campinas (CEPRE/UNICAMP, 1998). Aposentou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012), onde foi Chefe de Departamento e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, recebendo o título de Professora Emérita (UFES, 2014). Desde 2012, é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Mestrado em Ciências da Saúde da PUC-Campinas. Foi Primeira-Secretária da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC, 1998-1999) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD, 2006-2007); e representante da UFES no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Vitória, ES (CMCT/FACITEC, 2008-2012). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2001. É líder do Grupo de Pesquisa em “Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente”, pesquisadora do Grupo de “Pesquisas em Psicologia Pediátrica” do Diretório do CNPq, e Coordenadora do GT- “Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) desde 2012. É Editora-Associada da Revista Estudos de Psicologia (Campinas). Coordena pesquisas nas áreas de avaliação, intervenção e prevenção de problemas de desenvolvimento, com temas como processos de stress-coping e Avaliação Assistida.

Sonia Liane Reichert RovinskiSonia Liane Reichert Rovinski
Psicóloga – CRP 07/1792, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS) e Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS). Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS (1993-2013), professora nos cursos de pós-graduação UNISINOS, UFCSPA, UP-RN, IPES/Católica de Goiás, UPF, lecionando a matéria de perícia psicológica forense. Diretora científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica – ABPJ, período 2010-2011. Autora e coautora de livros sobre tema da avaliação forense, entre eles “Fundamentos da perícia psicológica forense”- 3ªed.Ed Vetor, 2013.

Tatiana Pontrelli MeccaTatiana Pontrelli Mecca
Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com doutorado Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi professora dos cursos de Lato Sensu em Psicopedagogia, Avaliação Psicológica Clínica, Neurociências e Psicologia Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e do curso de Pedagogia da Universidade de Guarulhos. Atualmente é Professora do Mestrado em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo - UNIFIEO. É pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social e da Clínica de Transtornos do Espectro do Autismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Terezinha A. de Carvalho AmaroTerezinha A. de Carvalho Amaro
Psicóloga com Pós- Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, apoio Fapesp, 2009. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, 2005. Áreas de especialização: Psicologia Hospitalar, Psicopatologia, Prevenção e Tratamento Psicológico, Fundamentos e Medidas da Psicologia, com ênfase em Método de Rorschach, Pesquisa em Psicoterapia, Personalidade, Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica. Membro de entidades internacionais: Society for Personality Assessment (SPA), The International Society of the Rorschach and Projective Methods (ISR); Membro de entidades nacionais: Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBro); Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).

Viviane SennaViviane Senna
Psicóloga e empresária brasileira. Presidente do Instituto Ayrton Senna. No Instituto Ayrton Senna mostrou resultados na melhoria do desempenho de crianças e jovens que antes eram privados de oportunidades pela escola. Em 1999, Viviane foi indicada entre os “50 Futuros Líderes Latino-Americanos do Novo Milênio”, uma iniciativa de CNN/Time Magazine. Em 2002, foi nomeada para o grupo Amigos Adultos do Prêmio das Crianças do Mundo, ao lado de Nelson Mandela, da Rainha Silvia da Suécia e de José Ramos Horta, Nobel da Paz. Desde 2003, ela é integrante do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social. Participa de conselhos consultivos e administrativos de organizações e empresas como: Confederação Nacional da Indústria, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Federação Brasileira de Bancos, World Trade Center, Citibank, Santander e Itaú. Ajudou a fundar e preside o comitê técnico do movimento Todos pela Educação, um coletivo de líderes de todos os setores que, pressionando pela melhoria da qualidade da educação, se tornou o maior fórum nacional de debates e mobilização sobre o tema.

Wagner de Lara MachadoWagner de Lara Machado
Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de pós-doutorado como consultor em métodos quantitativos e psicometria na mesma instituição. Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp), na linha de pesquisa Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica. Membro do Grupo de Trabalho Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade (ANPEPP) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Possui experiência nas áreas de psicometria, estatística, saúde mental e personalidade. Desenvolve em colaboração pesquisas em diversos contextos (educacional, clínico e organizacional)

Costão do Santinho