PROGRAMAÇÃO

 

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Dia 02/05/17 | 19:00 às 20:30 | Auditório Principal:

 

Curso Pré-Congresso 8hs (01/05 - das 09hs às 18hs):

  • Análise de rede: uma introdução e aplicações na psicologia (Wagner de Lara Machado)

    Resumo: O curso tem por objetivo fazer uma breve introdução à análise de rede. Serão abordados seus fundamentos e aplicações na psicologia, em especial na psicometria. Apesar de seu uso recente na psicologia a análise de rede (ou de grafos) é uma técnica muito utilizada em outras áreas do conhecimento como, por exemplo, ecologia, genética, medicina (oncologia, epidemiologia) e tecnologia de informação. A análise de rede combina a teoria de grafos com algoritmos robustos para estimação da estrutura e dinâmica de sistemas complexos. Alguns exemplos de aplicações na psicologia são: modelos estruturais indutivos, estudo de agrupamentos ou comunidades de variáveis, modelos de mediação, estudo de comorbidade e comparações entre grupos. Vantagens e limitações da técnica serão discutidas na etapa final do curso.

    Minicurrículo:

    Wagner de Lara MachadoWagner de Lara Machado
    Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de pós-doutorado como consultor em métodos quantitativos e psicometria na mesma instituição. Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp), na linha de pesquisa Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica. Membro do Grupo de Trabalho Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade (ANPEPP) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Possui experiência nas áreas de psicometria, estatística, saúde mental e personalidade. Desenvolve em colaboração pesquisas em diversos contextos (educacional, clínico e organizacional)

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Mini-cursos 4hs Manhã (02/05 - das 09hs às 13hs)

  • Interfaces entre intervenção e avaliação em orientação profissional e de carreira (Maiana Farias Oliveira Nunes)

    Resumo: o curso abordará as possibilidades de uso das informações obtidas na avaliação psicológica na intervenção em orientação profissional. Inicialmente serão apresentados alguns fenômenos que frequentemente são avaliados nesse contexto e, por meio da apresentação de estudos de caso múltiplos, serão discutidas algumas intervenções em Orientação Profissional e de Carreira usando como base as informações oriundas da avaliação. Serão discutidos os limites e aproximações entre avaliação e intervenção nesse contexto.

    Minicurrículo:

    Maiana Farias Oliveira NunesMaiana Farias Oliveira Nunes
    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004), mestrado (2007) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Realizou pós doutorado em Psicologia na UFRGS, no departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade. Participou da diretoria do IBAP entre 2009 e 2013. Atua com Orientação Profissional e de Carreira de adolescentes e adultos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, autoeficácia, interesses profissionais, traços de personalidade.

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  • O teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (Giselle Pianowski)

    Resumo: O curso apresentará os principais fundamentos teóricos da técnica, bem como os procedimentos de aplicação, análise dos dados e interpretação. O objetivo do curso é apresentar esse instrumento e permitir que o aluno tenha as informações básicas que lhe facilitarão o aprofundamento posterior e uso na prática profissional. Serão abordados os temas sobre interpretação das cores, aspecto formal e fórmula cromática e será apresentado um caso como exemplo.

    Minicurrículo:

    Gisele PianowskiGiselle Pianowski
    Graduada em Psicologia (2007) pela Universidade São Francisco (USF) em Itatiba-SP, titulada Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (2010) pela mesma instituição. Atualmente faz parte do programa de Pós Graduação da USF (desde 2012) como aluna de doutorado participante do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSaM), com parte do seu doutorado realizada na University of Toledo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui ênfase nos estudos voltados para a avaliação da personalidade, principalmente com os instrumentos o Teste das Manchas de Tinta de Rorschach (Sistema Compreensivo e Rorschach Performance Assessment System), o Zulliger (Sistema Compreensivo) e o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. Atua como professora de especialização em avaliação psicológica e no desenvolvimento de pesquisas em saúde mental.

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  • Avaliação em Psicologia Positiva (Micheline Bastianello, Juliana Pacico e Cristian Zanon)

    Resumo/Otimismo: O otimismo a partir da sabedoria popular, passando pelas discussões filosóficas até os estudos empíricos em psicologia está fortemente associado a uma visão positiva da vida, especialmente diante de adversidades. Pessoas com uma disposição otimista sustentam expectativas positivas com relação a eventos futuros. Neste curso serão apresentadas duas abordagens teóricas e de investigação empírica sobre o otimismo no campo da Psicologia Positiva. A perspectiva de Seligman, que define o otimismo como aprendido, relacionando-o aos estilos explicativos. E a teoria de Scheier e Carver, que compreendem o otimismo a partir de uma dimensão disposicional, baseado em expectativas positivas sobre eventos futuros. Dentro dessas duas teorias serão salientadas as diferentes posições teóricas e metodológicas, os estudos realizados em diferentes culturas e com variáveis correlatas, como autoestima e personalidade.

    Minicurrículo:

    Micheline BastianelloMicheline Bastianello
    Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e Mestre (2011) e Doutora (2015) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da ANPEPP. Tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Possui experiência nas áreas de psicodiagnóstico, psicoterapia de crianças e adolescentes, pesquisa em psicologia positiva, adaptação, padronização e validação de instrumentos de avaliação psicológica.

    Resumo/esperança e outros: Serão apresentados os construtos de esperança, autoeficácia, autoeficácia, altruísmo, afetos positivos e negativos. Os instrumentos associados a cada construto também serão apresentados: Escala de esperança disposicional para adultos, Escala de altruísmo, Escala de autoeficácia geral e escala de afetos positivos e negativos. Além disso, os participantes receberão as normas das amostras para interpretação dos resultados.

    Minicurrículo:

    Juliana PacicoJuliana Pacico
    Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, possui especialização em Psicologia Organizacional e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutoranda pela UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Claudio Simon Hutz. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva, psicometria e personalidade. Entre seus principais interesses estão os temas: esperança, otimismo, autoestima, autoeficácia, estilos parentais, traços de personalidade, construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica e psicologia organizacional.

    Resumo/Bem-estar subjetivo: Definição de bem-estar subjetivo. Relações do bem-estar com desfechos desejáveis (ex: bem-estar está relacionado com sucesso, longevidade, entre outras). Apresentação, aplicação e interpretação de algumas escalas para avaliar bem-estar subjetivo. Discussão sobre como avaliação do bem-estar pode complementar avaliações tradicionais.

    Minicurrículo:

    Cristian ZanonCristian Zanon
    É professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco, Itatiba-SP. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Mestre (2009) e Doutor (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de doutoramento sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2010-2011) na área de psicometria sob orientação do Dr. Ronald Hambleton. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicometria, Psicologia Positiva, traços de personalidade. Além disso, tem interesse em estatística, mais especificamente em Teoria de Resposta ao Item e Structural Equation Modeling.

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  • Aplicações da Teoria de Resposta ao Item na Construção de Instrumentos Psicológicos (Josemberg de Moura Andrade)

    Resumo: As teorias da medida têm implicações diretas no delineamento e interpretação de pesquisas. Especificamente, a Teoria Clássica dos Testes (TCT), durante muito tempo, orientou o desenvolvimento dos testes psicológicos e educacionais. Diante das suas limitações, psicometristas desenvolveram a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esta teoria consiste em um conjunto de modelos matemáticos que considera o item como unidade básica de análise e representa a probabilidade de um indivíduo responder corretamente ao item em função dos parâmetros do item e da habilidade do respondente. Quando satisfeitas certas condições, os modelos da TRI podem produzir estimações dos parâmetros dos itens que são invariantes independente da amostra de respondentes. No presente curso serão abordadas as principais características, pressupostos da TRI (unidimensionalidade e independência local), bem como os modelos logísticos de 1, 2 e 3 parâmetros. Os parâmetros de discriminação (a), dificuldade (b) e probabilidade de acerto ao acaso (c), curva característica dos itens, função de informação e ajuste dos modelos serão discutidos. Exemplos de aplicação da TRI na psicologia serão apresentados a partir dos softwares BILOG-MG, Parscale e Mplus.

    Minicurrículo:

    Josemberg de Moura AndradeJosemberg de Moura Andrade
    Possui os títulos de mestre e de doutor em Psicologia Social e do Trabalho na área de Avaliação e Medida pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde do Departamento de Estatística da UFPB. Também é coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Medidas Psicológicas (GPAMP) e parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia. Exerceu a função de psicometrista no Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB) e colaborou como assistente de pesquisa no Canadian Research Institute for Social Policy/ Universidade de Nova Brunswick/Canadá. Tem experiências em Psicologia e Educação com ênfase na Construção e Validação de Escalas Atitudinais e Testes Psicológicos.

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  • Emoções e inteligência emocional (Fabiano Koich Miguel)

    Resumo: O mini-curso divide-se em duas etapas. Na primeira, pretende-se fazer uma breve revisão das principais teorias sobre o funcionamento emocional, focando nos componentes presentes nas emoções: cognição, afeto, tendência de ação e alterações corporais. Os principais autores nessa metade serão Ekman, James e Plutchik. A segunda etapa tratará de apresentar o conceito de inteligência emocional, segundo as propostas de Salovey & Mayer e Goleman, finalizando com uma breve revisão dos estudos quanto à sua validade e aplicabilidade. Em ambas as etapas, serão referenciados métodos de avaliação psicológica relacionados às emoções. Os recursos utilizados serão plano de aula e apresentação em datashow, incluindo referências para consulta posterior.

    Minicurrículo:

    Fabiano Koich MiguelFabiano Koich Miguel
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, com doutorado-sanduíche na Universidade de Évora (Portugal) e na University of Toledo (EUA), desde então colaborando no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando principalmente com os seguintes temas: construção de instrumentos, emoções e inteligência emocional, testagem adaptativa informatizada, inteligência e personalidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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  • Resultados da avaliação psicológica e o planejamento da intervenção para crianças e adolescentes com problemas de comportamento (Janaína Thaís Barbosa Pacheco)

    Resumo: A avaliação psicológica é um processo integrado que utiliza instrumentos e técnicas apropriadas para identificar os problemas em um determinado caso, podendo resultar em uma intervenção terapêutica. As entrevistas, observações e procedimentos informais de avaliação devem ser combinados com os dados resultantes dos testes psicológicos, a fim de que se possa obter um panorama mais completo sobre as dimensões do funcionamento cognitivo, do comportamento adaptativo e dos elementos socioemocionais. No contexto das terapias cognitivo-comportamentais, a avaliação psicológica é condição necessária para o estabelecimento de metas e o planejamento da intervenção terapêutica. Considerando esse contexto, os objetivos desse minicurso são: a) apresentar e discutir estudos de eficácia que abordam o papel da avaliação na eficácia de intervenções cognitivo-comportamentais; b) abordar as características da avaliação psicológica de crianças e de adolescentes com queixas de problemas de comportamento; c) relacionar os resultados da avaliação psicológica com o planejamento da intervenção terapêutica para crianças e adolescentes com problemas de comportamento. Pretende-se, ainda, ensaiar, através de uma situação prática, o planejamento de uma intervenção cognitivo-comportamental a partir dos resultados de uma avaliação psicológica.

    Minicurrículo:

    Janaína Thaís Barbosa PachecoJanaína Thaís Barbosa Pacheco
    Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós Doutorado (Bolsista PNPD/Capes) na Pontificia Universidade Católica/RS. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atua como supervisora e psicoterapeuta cognitivo-comportamental.

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  • Avaliação de Desempenho (EVHAD) e do Engajamento no Trabalho (UWES) (Ana Claudia Souza Vazquez)

    Resumo: Este curso tem caráter aplicado na avaliação do desempenho e do engajamento no trabalho, variáveis cuja relação já foi amplamente verificada em estudos científicos e no mundo das práticas organizacionais. O objetivo é descrever os aspectos teóricos e práticos que sustentam intervenções em nível organizacional, grupal e individual para avaliação de desempenho e engajamento no trabalho, com foco no modo teórico de Recursos e Demandas de Trabalho (RDT) da Psicologia Positiva. Serão apresentadas as principais medidas para mensuração destes fenômenos, bem como os achados recentes sobre o papel do engajamento no trabalho para o desempenho individual e organizacional.

    Minicurrículo:

    Ana Claudia Souza VazquezAna Claudia Souza Vazquez
    Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curso de MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em cargos de diretoria e gerência na área de Recursos humanos. Temas de interesse, com publicações na área: Aprendizagem organizacional e Desenvolvimento de competências, Desenvolvimento Humano no Trabalho, Processos de Avaliação em Psicologia Positiva e Gestão Estratégica de Pessoas.

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  • Avaliação Neuropsicológica e Comportamental nos Transtornos do Espectro do Autismo (Tatiana Pontrelli Mecca)

    Resumo: O presente mini-curso tem por objetivo discutir o papel da avaliação neuropsicológica e comportamental no processo diagnóstico de casos de Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), bem como sua importância na elaboração das estratégias de intervenção. Serão apresentados os critérios diagnósticos, delineamento de anamnese, instrumentos de rastreamento de sinais e sintomas e testes que podem ser utilizados na avaliação de funções cognitivas e os perfis mais comuns de desempenho em testes neuropsicológicos. Serão abordadas formas de avaliação indireta realizada a partir de questionários com a família e avaliação semi-estruturada a partir da observação de comportamentos-alvo.

    Minicurrículo:

    Tatiana Pontrelli MeccaTatiana Pontrelli Mecca
    Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com doutorado Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi professora dos cursos de Lato Sensu em Psicopedagogia, Avaliação Psicológica Clínica, Neurociências e Psicologia Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e do curso de Pedagogia da Universidade de Guarulhos. Atualmente é Professora do Mestrado em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo - UNIFIEO. É pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social e da Clínica de Transtornos do Espectro do Autismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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  • Formação em Avaliação Psicológica (Maurício Bueno)

    Resumo: Histórico da avaliação psicológica e suas implicações para o ensino da disciplina; interfaces com outras disciplinas do curso de psicologia, possíveis conteúdos programáticos e estratégias de ensino, questões éticas envolvidas no ensino da avaliação psicológica.

    Minicurrículo:

    Maurício BuenoMaurício Bueno
    Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco, atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco.

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  • Avaliação Psicológica de crianças e adolescentes (Lisandra Borges e Alexandre Serpa)

    Resumo:A avaliação psicológica de crianças é uma demanda frequente na prática do psicólogo. Podendo ocorrer em diferentes contextos, tais como o clínico, escolar e educacional, hospitalar, forense, dentre outros, tem além do objetivo diagnóstico, o caráter preventivo. A identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida é de suma importância. O minicurso abordará o processo da avaliação psicológica de crianças e adolescentes, apresentando instrumentos psicológicos para essa população, bem como passos a serem seguidos pautados na ética e conhecimento de todo processo.

    Minicurrículo:

    Lisandra BorgesLisandra Borges
    Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental – LAPSAM III/USF. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da USF. Desenvolve pesquisas sobre construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos voltados para saúde mental infantojuvenil. Atualmente é parecerista Ad Hoc do SATEPSI e assistente editorial da Revista Avaliação Psicológica, publicada pelo IBAP.

    Minicurrículo:

    Alexandre SerpaAlexandre Serpa
    Psicólogo, doutorando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Possui mestrado em Educação e especialidade em métodos estatísticos computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência na área de avaliação de medidas socioemocionais em larga escala, tendo atuado em sistemas de avaliação de vários Estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Atuou também na adaptação de testes psicológicos internacionais aprovados pelo SATEPSI, como o Sosie 2ª geração.

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  • Curso Introdutório de Rorschach Performance Assessment System - R-PAS (Ana Cristina Resende e Terezinha A. de Carvalho Amaro)

    Resumo: A proposta é trabalhar com psicólogos que desejam utilizar R-PAS e que já têm conhecimento prévio de Rorschach, preferencialmente no Sistema Compreensivo. Serão mostradas as modificações introduzidas pelo R-PAS na aplicação e na codificação dos protocolos, destacando a permanência daquelas variáveis com maior evidência de validade e a inclusão de variáveis novas. A codificação será brevemente revista e exemplificada, com foco nas alterações ocorridas entre os sistemas de Rorschach. Posteriormente, será mostrado o programa online do R-PAS criado para inserção dos protocolos e confecção do sumário estrutural, com orientação a respeito dos procedimentos necessários para inscrição, inserção e retirada posterior do banco de dados. O R-PAS ainda não foi validado no Brasil e, assim, pode somente ser utilizado em pesquisas – que já estão sendo elaboradas. Com isto, a utilização clínica em nosso país é restrita, embora já em uso nos Estados Unidos.

    Minicurrículo:

    Ana Cristina ResendeAna Cristina Resende
    Pós-doutoranda pela UNIFESP (Depto de Psiquiatria, com bolsa pela FAPESP), Doutor em Psicologia pela PUCRS com Estágio de Doutorado pela California School of Professional Psychology – AIU – San Diego, mestre em psicologia pela PUC Goiás e graduação em Psicologia pela PUC Goiás. Formação em Avaliação Psicológica pela Associação Goiana de Rorschach. Atualmente é professor adjunto da graduação e pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás e pesquisadora com ênfase em avaliação psicológica nos seguintes temas: Avaliação de Personalidade, Psicopatologia, Avaliação Forense, Fundamentos e Medidas da Psicologia, Método de Rorschach (R-PAS e SC).

    Minicurrículo:

    Terezinha A. de Carvalho AmaroTerezinha A. de Carvalho Amaro
    Psicóloga com Pós- Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, apoio Fapesp, 2009. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, 2005. Áreas de especialização: Psicologia Hospitalar, Psicopatologia, Prevenção e Tratamento Psicológico, Fundamentos e Medidas da Psicologia, com ênfase em Método de Rorschach, Pesquisa em Psicoterapia, Personalidade, Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica. Membro de entidades internacionais: Society for Personality Assessment (SPA), The International Society of the Rorschach and Projective Methods (ISR); Membro de entidades nacionais: Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBro); Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).

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Mini-cursos 4hs Tarde (02/05 - das 14hs às 18hs)

  • Avaliação neuropsicológica em transtornos mentais graves (Arthur Berberian)

    Resumo: Muitos dos transtornos psiquiátricos graves ocorrem no auge do potencial produtivo dos indivíduos, sendo seu curso crônico e incapacitante. Em alguns casos, os indivíduos não voltam a ter o funcionamento psicossocial compatível com as expectativas pré-mórbidas, o que gera grandes custos humanos e financeiros. Dentre as dimensões psicopatológicas dos transtornos mentais graves, os déficits cognitivos explicam grande parte da variância do desfecho funcional e possuem estreita relação com características neurobiológicas dos transtornos. Muitos estudos mostram que esses déficits ocorrem antes mesmo das manifestações dos sintomas, permanecem mesmo em pacientes clinicamente estáveis (ou com sintomas remitidos) e podem estar presentes em seus parentes de primeiro grau não afetados. Assim, a avaliação neuropsicológica tem abrangência não apenas para complementação diagnóstica e tratamento de transtornos já instalados, como também na detecção de fatores de risco para desenvolvimento de transtornos mentais. O presente curso objetiva apresentar técnicas e modelos neurocognitivos que fundamentam a investigação, a avaliação, a escolha de instrumentos e a interpretação de resultados de uma avaliação neuropsicológica em transtornos psiquiátricos graves.

    Minicurrículo:

    Arthur BerberianArthur Berberian
    Neuropsicólogo, Doutor em psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador da Neuropsicologia do Programa de Esquizofrenia (UNIFESP) e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas (Unifesp).

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  • Construção de instrumentos psicológicos: elementos básicos (Alexandre Serpa e Lisandra Borges)

    Resumo: A avaliação psicológica é um processo gerador de informações capaz de auxiliar os profissionais da psicologia na tomada de decisão em diferentes contextos. Das ferramentas disponíveis ao processo de avaliação, destacam-se os testes psicológicos. Os testes são qualificados em função de suas propriedades psicométricas de validade e precisão. O minicurso irá abordar as recomendações para adoção de boas práticas na construção de novos testes, compreensão e escrita dos manuais e aplicação e correção dos testes psicológicos, nos ambientes clínico, institucional ou de pesquisa, e os marcos legais que tratam da temática.

    Minicurrículo:

    Alexandre SerpaAlexandre Serpa
    Psicólogo, doutorando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Possui mestrado em Educação e especialidade em métodos estatísticos computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência na área de avaliação de medidas socioemocionais em larga escala, tendo atuado em sistemas de avaliação de vários Estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Atuou também na adaptação de testes psicológicos internacionais aprovados pelo SATEPSI, como o Sosie 2ª geração.

    Minicurrículo:

    Lisandra BorgesLisandra Borges
    Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental – LAPSAM III/USF. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da USF. Desenvolve pesquisas sobre construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos voltados para saúde mental infantojuvenil. Atualmente é parecerista Ad Hoc do SATEPSI e assistente editorial da Revista Avaliação Psicológica, publicada pelo IBAP.

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  • Testes computadorizados e seu uso em avaliação psicológica (Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes)

    Resumo: O uso de testes informatizados como ferramenta para a avaliação psicológica (AP) tem sido uma tendência internacional e tem gerado grandes benefícios diferentes contextos. Tem-se como objetivo deste curso a realização de um mapeamento de diferentes tipos de testes computadorizados, de seus usos, pontos fortes e limites. Serão apresentados exemplos de testes computadorizados que adotam as mais recentes tecnologias, envolvendo testagem adaptativa, testes dinâmicos e os instrumentos desenvolvidos a partir dos princípios do Desenho Universal. O conteúdo do curso aborda: diferentes usos de testes computadorizados na AP; impacto do uso de testes informatizados e a sua comparabilidade com testes tradicionais; cuidados específicos no uso de testes computadorizados; aplicação do Desenho Universal a testes informatizados – avaliação de pessoas com deficiência; uso de testes dinâmicos como ferramentas de avaliação e intervenção; testagem computadorizada adaptativa e a noção de testes individualizados. A forma de abordar o tema será por aula expositiva e dialogada visando discutir com os participantes situações recorrentes no uso de testes psicológicos. Os tópicos discutidos serão ilustrados com a demonstração de testes computadorizados para variados construtos e que adotam diferentes modelos, todos com estudos de validação no Brasil.

    Minicurrículo:

    Carlos Henrique Sancineto da Silva NunesCarlos Henrique Sancineto da Silva Nunes
    Mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da UFRGS e USF. É membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos, sendo um dos autores da Bateria Fatorial de Personalidade - BFP. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria.

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  • Introdução à Avaliação Terapêutica (Anna Elisa de Villemor-Amaral) - Vagas esgotadas

    Resumo: O objetivo do curso é apresentar a Avaliação Terapêutica, modalidade original no processo de avaliação psicológica, que visa resultados terapêuticos como consequência do próprio processo. Para isso serão abordados os seguintes tópicos: o que é avaliação terapêutica;  breve histórico; princípios norteadores; o trabalho colaborativo; etapas do processo; instrumentos; intervenção; sumarização dos resultados; elaboração de documentos; referências e principais textos para estudo.

    Minicurrículo:

    Anna Elisa de Villemor-AmaralAnna Elisa de Villemor-Amaral
    Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saude Mental. É também professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment.

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  • Elaboração de relatórios psicológicos (Ana Paula Porto Noronha)

    Resumo: A prática de avaliação psicológica no Brasil, por sua vez, teve início antes mesmo do reconhecimento da profissão em 1962, tendo sido considerada a primeira atividade desenvolvida por psicólogos nos vários contextos de atuação. O panorama da avaliação psicológica no Brasil se modificou nos últimos anos, mais especialmente, desde a segunda metade da década de 1990, o que se deve basicamente aos esforços conjuntos de pesquisadores de distintas regiões do país, aos órgãos e às associações científicas. A avaliação psicológica é um processo técnico-científico, no qual se conhece a demanda e o demandado, com o intuito de promover a tomada de decisões mais adequada à situação. A avaliação psicológica é uma prática profissional importante para o psicólogo, tendo em vista que pode fornecer elementos de análise imprescindíveis para a atuação em diferentes campos, e sua definição mais usual refere-se a: conjunto de procedimentos, cujo objetivo é obter informações do indivíduo no que respeita os múltiplos aspectos de sua existência, para compreendê-lo, descrever seu funcionamento, quem sabe fazer predições e sugerir formas mais apropriadas de intervenção. Os processos de avaliação psicológica e de elaboração de laudos têm sistematicamente ocupado aspectos centrais da discussão em âmbito nacional, embora nem sempre tenha nobreza em tal fato, uma vez que grande parte dos processos éticos que chegam aos Conselhos Regionais de Psicologia e ao Conselho Federal de Psicologia envolvem documentos psicológicos. Em que pese o fato, tem sido compreendido que, em especial, os documentos psicológicos, constituem etapa obrigatória dos processos avaliativos que o psicólogo realiza. Assim, a preparação adequada do Psicólogo tem sido exigida, com vistas a melhorar a qualidade da atuação nas várias instâncias da sociedade. Como parte da reflexão, devem ser destacas as questões éticas e de direitos humanos, bem como as questões técnicas que permeiam o fazer do profissional. Mais particularmente ao último ponto, convém destacar os pressupostos do Código de Ética Profissional do Psicólogo que assevera: “o psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”. A fim de minimizar os processos éticos contra os psicólogos, bem como promover formação continuada e parâmetros para a atuação, o Conselho Federal de Psicologia editou a Resolução CFP nº 007/2003, que Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Nele, o relatório psicológico é definido como “uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais”. O presente curso tem a intenção de promover a reflexão sobre a elaboração de relatórios, bem como oferecer informação atualizada sobre a área de avaliação psicológica. Ele está organizado da maneira que se segue. Inicialmente será realizada uma contextualização acerca da natureza e dos objetivos do relatório e suas associações ao processo avaliativo. Neste ínterim as questões éticas, técnicas e de direitos humanos inerentes à elaboração do documento serão comentadas. Em seguida, serão abordados os pressupostos técnicos, com base na legislação e em bibliografia atualizada. Por fim, estudos de caso se farão presentes para incorporar um dinamismo à metodologia de ensino.

    Minicurrículo:

    Ana Paula Porto NoronhaAna Paula Porto Noronha
    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É professora associada da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, avaliação percepto-motora, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009); é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (1B). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco em 2003-2005 e 2009-2011.

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  • Avaliação neuropsicológica como ferramenta para o planejamento de adaptação e intervenção no contexto escolar (Darlene Godoy)

    Resumo: A avaliação neuropsicológica infantil é fundamental tanto para a compreensão como para tratamento de diversos quadros de transtornos de aprendizagem e neuropsiquiátricos. Por meio da discriminação entre habilidades cognitivas prejudicadas e preservadas, é possível planejar intervenções direcionadas e eficientes, bem como prever prognóstico funcional dos pacientes. O presente minicurso objetiva apresentar procedimentos da avaliação neuropsicológica, planos de intervenção e adaptação pedagógica em dificuldades/Transtornos de aprendizagem e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no contexto escolar. Uma discussão sobre a complexidade desses procedimentos, tais como uso de medidas adequadas, raciocínio diagnóstico e planos para intervenção/adaptação serão propostos junto aos participantes.

    Minicurrículo:

    Darlene GodoyDarlene Godoy
    Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com período de Doutorado Sanduíche na Harvard Graduate School of Education. Neuropsicóloga e Terapeuta Cognitivo Comportamental na Sinapse Aprender. Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento.Psicóloga Supervisora Nacional da Mensa.Professora do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul.Professora convidada dos cursos de especialização em Psicopedagogia da Universidade Mackenzie e da especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.

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  • Avaliação psicológica na clínica cognitivo-comportamental (Alessandra Almeida Assumpção)

    Resumo: As Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) se caracterizam como um conjunto de diferentes abordagens que compartilham um princípio fundamental: a ideia de que a cognição atua como mediadora entre o sujeito e suas experiências. Dentre os principais elementos de um processo eficaz de TCC encontra-se a realização de uma avaliação psicológica abrangente que engloba as dificuldades atuais e a história de vida do paciente, passando pelo diagnóstico de possíveis psicopatologias, elucidação dos problemas em termos cognitivos e culminando na elaboração de um plano de tratamento (conceituação de caso). Diante disso, o presente minicurso visa apresentar a seus participantes os princípios da avaliação psicológica em TCC, por meio de exposições teórico-dialógicas e exemplos práticos da clínica. Inicialmente, serão introduzidos os fundamentos dessa abordagem terapêutica, seguidos pela definição dos principais elementos do modelo cognitivo, com ênfase no modelo transdiagnóstico. Em seguida, serão abordados os diferentes procedimentos de avaliação psicológica utilizados, como as entrevistas diagnósticas, observação direta do comportamento, parâmetros comportamentais objetivos, instrumentos de automonitoramento e instrumentos de autorrelato que avaliam sintomas, traços de personalidade e outros domínios. Um foco especial será dado ao status atual dos instrumentos de avaliação de construtos específicos das TCCs, como pensamentos automáticos e crenças, momento no qual será proposta uma atividade prática aos participantes. Espera-se com esse minicurso evidenciar o papel fundamental da avaliação psicológica na conceituação de caso da TCC e no fortalecimento de uma prática clínica baseada em evidências.

    Minicurrículo:

    Alessandra Almeida AssumpçãoAlessandra Almeida Assumpção
    É doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano/UFMG. Mestra em Medicina Molecular/UFMG. Graduada em Psicologia/UFMG. Possui experiência em atendimento psicoterápico e neuropsicológico. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Terapia Cognitivo-Comportamental, Mindfulness, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica e Psicologia da Saúde. É colaboradora de pesquisa no Laboratório de Processos Cognitivos (Labcog/UFMG) e no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LAPICC-USP).

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  • Método de Zulliger no Sistema Compreensivo (Lucila Cardoso)

    Resumo: O teste de Zulliger é um método que fornece diversas informações sobre a pessoa avaliada, destacando-se os aspectos do funcionamento cognitivo e afetivo. Atualmente o Zulliger - Sistema Compreensivo (ZSC) possui parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia para uso com adultos, mostrando-se útil em variados contextos de avaliação psicológica, sendo interessante para uso no contexto organizacional, em especial, para seleção de cargos executivos. O método fornece informações sobre os recursos e controle; a auto imagem; a afetividade, o relacionamento interpessoal, bem como os aspectos do processamento, da mediação e da ideação do funcionamento cognitivo da pessoa avaliada. Este minicurso visa introduzir aos psicólogos os fundamentos básicos do teste de Zulliger pelo Sistema Compreensivo, relacionando-o com a prática à seleção de executivos.

    Minicurrículo:

    Lucila CardosoLucila Cardoso
    Profa. Dra. Lucila Moraes Cardoso - Possui graduação em Psicologia (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde coordena o Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (LEAPSI). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), Zulliger e Rorschach pelo Sistema Compreensivo e House-Tree-Person (HTP).

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  • HTP – aplicação e análise (Denise Teixeira Mráz Zapparoli) - Vagas esgotadas

    Resumo: O Teste do Desenho da casa-árvore-pessoa, criado por John Buck em 1956 e traduzido e adaptado ao Brasil por Iraí Cristina Boccato Alves, representa um dos mais importantes testes projetivos, alem de muito usado na prática clínica, na pesquisa e como recurso expressivo. O curso pretende apresentar os fundamentos teóricos do teste, as condições gerais e específicas da aplicação, a análise e interpretação dos desenhos e inquéritos e, a elaboração de síntese interpretativa.

    Minicurrículo:

    Denise Teixeira Mráz ZapparoliDenise Teixeira Mráz Zapparoli
    Doutoranda do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade São Marcos (1998). Trabalha na área acadêmica e na área clínica há 32 anos. Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Avaliação Psicológica; Técnicas Projetivas Gráficas e Temáticas; Técnicas Expressivas; Desenvolvimento Infantil; Supervisão em Psicodiagnóstico.

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  • Avaliação de problemas emocionais em adultos por meio de instrumentos padronizados (Maria Aparecida Fernades Martin)

    Resumo: Aspectos emocionais interferem no desenvolvimento humano de forma ampla, influenciam as relações sociais e afetivas, o desempenho profissional, acadêmico, e em alguns casos pode interferir na saúde física e podem limitar a vida do indivíduo dificultando seu desempenho de papéis. Assim identificar problemas emocionais é o primeiro passo para um processo eficaz de intervenção na saúde mental. Na prática clínica a utilização de instrumentos padronizados de avaliação de saúde mental propiciam a emissão de relatórios de avaliação psicológica, a documentação do atendimento clínico, e permitem a verificação da eficácia de uma intervenção. Em serviços públicos de saúde mental, permite uma triagem mais direcionada, possibilitando a identificação de casos mais graves, bem como dos casos mais frequentes e assim um direcionamento melhor dos recursos disponíveis. A partir dos benefícios mencionados com a identificação dos indicadores de problemas emocionais, este minicurso foi pensado com o objetivo de apresentar alguns instrumentos padronizados da avaliação de saúde mental de adultos, sua aplicação, correção e compreensão dos resultados.

    Minicurrículo:

    Maria Aparecida Fernades MartinMaria Aparecida Fernades Martin
    Psicóloga pela Universidade de Guarulhos - UNG (1987), Especialista em Psicodrama Psicoterápico (1992) e Sócio educacional. Mestre (2011) e Doutoranda (2016) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Professora do Curso de Psicologia - CCBS - UPM. Experiência em Psicologia Clínica na abordagem psicodramática, atuando principalmente nos temas: clínica psicológica infantil, adultos e família, avaliação psicológica, desenvolvimento infantil, distúrbios do desenvolvimento, e experiência docente principalmente nos temas de formação em saúde, psicodrama, avaliação psicológica e supervisão clínica.

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  • Avaliação assistida (Sônia Enumo)

    Resumo: A avaliação assistida (dynamic assessment) caracteriza-se por um conjunto de estratégias instrucionais utilizadas durante o processo de avaliação, conferindo-lhe um caráter dinâmico e interativo entre examinando e examinador, a fim de garantir o fornecimento de ajuda, melhorando as condições da situação de avaliação, para que o examinando possa revelar seu desempenho potencial e atingir um grau crescente de autonomia em situações de resolução de problemas. Fundamenta-se na abordagem sócio-construtivista do desenvolvimento cognitivo proposta por Vygotsky e mais posteriormente aprofundada por R. Feüerstein e colaboradores. Nesta abordagem, a concepção de inteligência engloba a diferenciação entre a inteligência prática, raciocínio técnico sem mediação, e a inteligência mediada, produto de entrelaçamento do pensamento e da linguagem. Esta última constitui-se no nível mais alto de funcionamento cognitivo, pois envolve a reflexão, o planejamento e a organização, propiciados pelo pensamento verbal que é construído através da mediação simbólica ou social. Na avaliação assistida, além investigar os produtos, também são analisados os processos de aprendizagem, ou seja, as estratégias que o indivíduo usa para aprender e como estas podem ser ampliadas e melhoradas. É um método que prevê um contexto de suporte de ensino, oferecido por uma pessoa mais competente, no caso o examinador, para reverter o atual quadro de funcionamento do examinando. Além disso, por transcorrer em condição de suporte instrucional de ajuda, a avaliação assistida apresenta um caráter de apoio e incentivo à criança. O examinador, ao dar oportunidades para a criança melhorar seu desempenho durante o processo de avaliação, pode estar ao mesmo tempo promovendo seu sentimento de competência. A sensibilidade para revelar dificuldades cognitivas e fornecer indicadores do desempenho potencial da criança torna a avaliação assistida um recurso relevante na área da avaliação cognitiva, principalmente para crianças em risco de fracasso escolar, dificuldade de aprendizagem, deficiência mental, surdez, desvantagens culturais e problemas emocionais. Tem sido também utilizada na avaliação de casos de altas habilidades; em pré-escolares, universitários, penitenciários, pacientes com danos cerebrais, esquizofrênicos, adolescentes psicóticos; na análise da mediação pais-criança e de habilidades linguísticas; e na avaliação de programas de educação cognitiva. No Brasil, a partir da década de 90, têm sido realizadas pesquisas usando o formato estruturado, com aplicação organizada na sequência - pré-teste, intervenção (mediação de aprendizagem), pós-teste e transferência -, em alunos com e sem dificuldade de aprendizagem, pré-escolares e em idade escolar; deficiência mental, prematuros, deficiência visual, problemas de comunicação; para avaliar programas de criatividade, de comunicação alternativa e ensino regular; na avaliação dos fatores afetivo-motivacionais ou não intelectuais e da mediação materna. Foram elaboradas provas assistidas com base no raciocínio por exclusão de alternativas (perguntas de busca), de raciocínio analógico, e escalas de avaliação de comportamentos afetivo-motivacionais observados durante provas assistidas. Os dados obtidos com esse tipo de avaliação fornecem informações prospectivas e não só retrospectivas, contribuindo, portanto, em alguns casos, para retirar crianças de categorias diagnósticas identificadas através de testes psicométricos tradicionais. Permite discriminar as crianças que apresentam dificuldades cognitivas reais daquelas identificadas como “pseudodeficientes”, ou seja, que apresentam dificuldades de aprendizagem devido à falta ou inadequação de experiências de aprendizagem mediada. Devido às contribuições significativas para a área de avaliação psicológica de crianças, pretende-se, por este curso introdutório, apresentar: a) a fundamentação teórica, a definição, as principais características da avaliação assistida de crianças; b) procedimentos de avaliação assistida; c) contribuições de pesquisa na área de avaliação assistida em situação de resolução de problemas, com destaque para pesquisas realizadas no país.

    Minicurrículo:

    Sônia EnumoSônia Enumo
    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, 1979), com Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 1985), Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP, 1993) e pós-doutorado em deficiência visual pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação da Universidade de Campinas (CEPRE/UNICAMP, 1998). Aposentou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012), onde foi Chefe de Departamento e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, recebendo o título de Professora Emérita (UFES, 2014). Desde 2012, é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Mestrado em Ciências da Saúde da PUC-Campinas. Foi Primeira-Secretária da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC, 1998-1999) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD, 2006-2007); e representante da UFES no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Vitória, ES (CMCT/FACITEC, 2008-2012). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2001. É líder do Grupo de Pesquisa em “Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente”, pesquisadora do Grupo de “Pesquisas em Psicologia Pediátrica” do Diretório do CNPq, e Coordenadora do GT- “Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) desde 2012. É Editora-Associada da Revista Estudos de Psicologia (Campinas). Coordena pesquisas nas áreas de avaliação, intervenção e prevenção de problemas de desenvolvimento, com temas como processos de stress-coping e Avaliação Assistida.

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  • Produção de documentos no contexto forense (Sonia Liane Reichert Rovinski )

    Resumo: A produção de documentos no contexto forense está diretamente relacionada ao papel desempenhado pelo psicólogo como perito ou assistente técnico, devendo também contemplar especificidades da área jurídica e das resoluções normativas da atividade profissional dos psicólogos.  O presente curso abordará as diferenças destes papéis e dos objetivos de seus respectivos documentos, as normativas técnicas e as questões éticas envolvidas na construção dos mesmos. Serão apresentados casos práticos quanto ao que deve ou não deve ser feito.

    Minicurrículo:

    Sonia Liane Reichert RovinskiSonia Liane Reichert Rovinski
    Psicóloga – CRP 07/1792, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS) e Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS). Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS (1993-2013), professora nos cursos de pós-graduação UNISINOS, UFCSPA, UP-RN, IPES/Católica de Goiás, UPF, lecionando a matéria de perícia psicológica forense. Diretora científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica – ABPJ, período 2010-2011. Autora e coautora de livros sobre tema da avaliação forense, entre eles “Fundamentos da perícia psicológica forense”- 3ªed.Ed Vetor, 2013.

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Mini-cursos 8hs (02/05 - das 09hs às 18hs)

  • Introdução ao Uso do Software R aplicado à psicometria (Felipe Valentini, Hudson Golino e Nelson Hauck Filho)

    Resumo: O curso tem por objetivo apresentar uma introdução à análise psicométrica com o uso do Software R, um programa computacional voltado à análise de dados. Sua licença é gratuita e o seu uso é altamente flexível. Ademais, em função do seu ambiente colaborativo, o R permite a realização de um amplo leque de análises, bem como o uso de ferramentas estatísticas recém apresentadas na literatura científica. No curso, serão apresentados: i. aspectos básicos de instalação e ambientação do software; ii. manipulação de bancos de dados; iii. análises descritivas; iv. análises inferenciais bivariadas e multivariadas (análise fatorial, teoria de resposta ao item); e v. uso dos pacotes Rcomander, Psych, Lavaan e Mirt. O curso tem um enfoque prático, e prevê a realização de exercícios sob monitoria dos palestrantes (portanto, solicita-se que cada participante leve o seu computador).

    Minicurrículo:

    Felipe Valentini Felipe Valentini
    Felipe Valentini é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói, RJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de Psicometria e Avaliação Psicológica. Tem particular interesse nos temas de inteligência, desempenho e análise quantitativa de dados (principalmente, equações estruturais, modelagem multinível e TRI).

    Minicurrículo:

    Hudson F. GolinoHudson F. Golino
    Hudson F. Golino é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói, RJ) e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia), na graduação em Psicologia e no Mestrado em Computação Aplicada. Desenvolve pesquisas na área de psicometria, machine learning e avaliação psicológica.

    Minicurrículo:

    nomeNelson Hauck Filho
    Nelson Hauck Filho é professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (Itatiba-SP). Desenvolve pesquisas na área da psicometria e avaliação psicológica, com foco em personalidade e comportamento antissocial, vieses de resposta a instrumentos de autorrelato e competências socioemocionais.

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