Anais do Congresso

CERTIFICADOS

LABORATÓRIOS DE AP NO BRASIL

CATÁLOGO DOS LABORATÓRIOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL

 

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INSCRIÇÕES

 

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CREDENCIAMENTO NO LOCAL
A partir do dia 30/06 às 08h00.
* Inscritos do Curso Pré-Congresso Psicometria com o software R terão o credenciamento liberado a partir do dia 29/06 às 08h00.

 

Categoria Até 16/03/2015 Até 27/04/2015 Até 15/06/2015 Após e no local
Profissionais Sócios do IBAP R$ 340,00 R$ 390,00 R$ 440,00 R$ 540,00
Profissionais Não Sócios do IBAP R$ 490,00 R$ 540,00 R$ 590,00 R$ 690,00
Estudantes de Graduação Sócios do IBAP R$ 100,00 R$ 190,00 R$ 240,00 R$ 340,00
Estudantes de Graduação Não Sócios do IBAP R$ 160,00 R$ 250,00 R$ 300,00 R$ 400,00
Estudantes de Pós-Graduação Sócios do IBAP R$ 210,00 R$ 260,00 R$ 310,00 R$ 410,00
Estudantes de Pós-Graduação Não Sócios do IBAP R$ 290,00 R$ 340,00 R$ 390,00 R$ 490,00


Para inscrições em grupos (disponível apenas para Estudantes de Graduação), a cada 10 inscrições pagas, a 11ª será cortesia.

Regras:

  1. As inscrições em grupo só poderão ser realizadas diretamente por email, através do endereço inscricoes@aconteceeventos.com.br.
  2. Deverá conter no email a ficha cadastral com os dados de todos os participantes que irão participar do grupo e o comprovante de categoria de todos.
  3. Para cada grupo será gerado apenas 1 (um) boleto com o valor total de todas as inscrições;
  4. Um dos participantes do grupo deverá ficar responsável por toda a tramitação de inscrição dos demais participantes.
  5. Caso haja desistência de um participante, o mesmo deverá ser substituído por outro.

 

Política de Desistência e Reembolso

Caso solicite o reembolso de valor pago em razão de sua participação no congresso, o mesmo seguirá critérios conforme descrito abaixo:

Justificativa Prazo para solicitação Valor a ser reembolsado
Sem Justificativa Até 30 (trinta) dias antes do Congresso 50% do valor pago
Problemas de Saúde  Até 30 (trinta) dias antes do Congresso 100% do valor pago
Duplicidade de Pagamento Até 30 (trinta) dias antes do Congresso 100% do valor pago

 

Sem Justificativa: Preenchimento do formulário de solicitação de devolução da taxa de inscrição + cópia do comprovante de pagamento.

Problemas de Saúde:
 Preenchimento do formulário de solicitação de devolução da taxa de inscrição + cópia do atestado médico + cópia do comprovante de pagamento;

Duplicidade de pagamento:
 Preenchimento do formulário de solicitação de devolução da taxa de inscrição + cópias dos comprovantes de pagamento.

O formulários de solicitação de devolução da taxa de inscrição devem ser enviados via e-mail para: inscricoes@aconteceeventos.com.br

 

Clique aqui para acessar a ficha de reembolso.

 

 

Curso Pré-Congresso

Joseph A. Rios] Introduction to R Programming (Joseph A. Rios)

Abstract: R is freeware that provides a powerful language and environment for statistical computing and graphics. As R has seen an increase in popularity among data analysts and researchers, this course will provide an introduction for those with no prior experience on how to program in R and how to use R for applied data analysis. Topics will include learning the basic R language and environment as well as basic operations, such as data importing, exporting, and data preparation, computing descriptive statistics, installing R packages, and creating graphs and plots. If time permits, more advanced topics will include conducting power analyses, mean comparisons, regression, Classical Test Theory item analyses, measurement and structural equation models, calibrating item and person parameters via Item Response Theory, creating functions, and data simulation methodologies in R. Overall, the goal of the workshop is to supply researchers with the knowledge to use R in their everyday research and to provide resources for facilitating further learning related to the use of R.

Bio: Joseph Rios received his B.A. in psychology from Lewis & Clark College and his M.A. in quantitative methodology from the University of California, Riverside. He is currently completing his dissertation in the psychometrics program at the University of Massachusetts Amherst. In addition to working on his dissertation, Joseph is a graduate fellow employed in the Center for Validity Research in the Research and Development Division at the Educational Testing Service. Joseph's methodological research has focused on subscore estimation and reporting, differential item functioning methodologies in computer adaptive testing, and identification of construct-irrelevant response processes in low-stakes testing, such as test taking motivation and faking. Furthermore, his interests in assessing linguistic minorities, international assessment, and cross-cultural research have led him to pursue various topics related to score comparability, test adaptation, and score linking procedures.

 

O curso pré-congresso ocorrerá nos dias 29/06 (manhã e tarde) e 30/06 (manhã) com duração total de 12 horas, conforme pode ser visualizado na Programação, e não haverá tradução.

Valor do curso: R$ 100

 

Mini-cursos

A inscrição no evento dá direito à inscrição gratuita em um mini-curso, e o mini-curso adicional é R$ 50,00.

Os minicursos ocorrerão no dia 30 de Junho na parte da manhã ou tarde. Cada minicurso terá 4 horas de duração.

Cada minicurso oferece 40 vagas.

 

PERÍODO MANHÃ:

  • Avaliação neuropsicológica em transtornos mentais graves (Arthur A. Berberian)

    Resumo: Muitos dos transtornos psiquiátricos graves ocorrem no auge do potencial produtivo dos indivíduos, sendo seu curso crônico e incapacitante. Em alguns casos, os indivíduos não voltam a ter o funcionamento psicossocial compatível com as expectativas pré-mórbidas, o que gera grandes custos humanos e financeiros. Dentre as dimensões psicopatológicas dos transtornos mentais graves, os déficits cognitivos explicam grande parte da variância do desfecho funcional e possuem estreita relação com características neurobiológicas dos transtornos. Muitos estudos mostram que esses déficits ocorrem antes mesmo das manifestações dos sintomas, permanecem mesmo em pacientes clinicamente estáveis (ou com sintomas remitidos) e podem estar presentes em seus parentes de primeiro grau não afetados. Assim, a avaliação neuropsicológica tem abrangência não apenas para complementação diagnóstica e tratamento de transtornos já instalados, como também na detecção de fatores de risco para desenvolvimento de transtornos mentais. O presente curso objetiva apresentar técnicas e modelos neurocognitivos que fundamentam a investigação, a avaliação, a escolha de instrumentos e a interpretação de resultados de uma avaliação neuropsicológica em transtornos psiquiátricos graves.

    Minicurrículo:

    Arthur A. BerberianArthur A. Berberian
    Neuropsicólogo, Doutor em psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador da Neuropsicologia do Programa de Esquizofrenia (UNIFESP) e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas (Unifesp).

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  • Avaliação Psicológica em Orientação Profissional (Rodolfo Augusto Matteo Ambiel)

    Resumo: O mini-curso Avaliação Psicológica em Orientação Profissional terá a duração de 4 horas e tem como objetivo discutir teorias sobre o processo de escolhas profissionais em diferentes momentos do desenvolvimento, bem como apresentar técnicas e instrumentos de avaliação psicológica que amparem intervenções nos contextos escolar e clínico. O conteúdo abordado será o seguinte: história da orientação profissional; principais teorias da área; instrumentos de avaliação de autoeficácia, interesses profissionais e personalidade. As aulas serão expositivas e dialogadas, com estudos de caso. Como referências para o aprofundamento das temáticas e discussões, os interessados poderão consultar os volumes da Revista Brasileira de Orientação Profissional e da revista Avaliação Psicológica, ambas disponíveis no portal PePSIC.

    Minicurrículo:

    Rodolfo Augusto Matteo AmbielRodolfo Augusto Matteo Ambiel
    Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica), campus Itatiba e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Orientação Profissional.

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  • Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) (Clarissa Marceli Trentini, Denise Balem Yates e Vanessa Stumpf Heck)

    Resumo: A Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) é um instrumento de aplicação individual e pode ser aplicado em pessoas entre 6 e 89 anos de idade. A WASI foi desenvolvida a fim de atender à necessidade de uma medida breve de inteligência com propriedades psicométricas confiáveis para ser utilizada em contextos clínicos e de pesquisa. O instrumento fornece os tradicionais escores de QI Verbal, QI de Execução e QI Total. A escala é também associada à Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – Terceira e Quarta Edições (WISC-III e WISC-IV) e à Escala de Inteligência Wechsler para Adultos – Terceira Edição (WAIS-III). Composta por quatro subtestes: Vocabulário, Cubos, Semelhanças e Raciocínio Matricial, a WASI constitui um forma rápida de estimar o funcionamento cognitivo geral, verbal e não verbal do indivíduo, em aproximadamente 30 minutos. Quando há grande limitação de tempo, apenas dois subtestes da WASI – Vocabulário e Raciocínio Matricial – são necessários para estimar o funcionamento cognitivo geral em 15 minutos ou menos. Este curso tem como público-alvo psicólogos ou estudantes de psicologia que tenham interesse pelo tema e necessitem conhecer o presente instrumento para sua prática.

    Minicurrículos:

    Clarissa  Marceli Trentini

    Clarissa Marceli Trentini
    Psicóloga (CRP 07/08471). Doutora em Ciências Médicas com ênfase em Psiquiatria (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica (UFRGS). Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Bolsista CNPq.

    Denise Balem Yates
    Psicóloga (CRP 07/14662). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós‑Graduação em Psicologia (UFRGS). Realizou mestrado‑sanduíche na Ludwig‑Maximilians‑Universität, em Munique, Alemanha, e doutorado‑sanduíche na University of Cambridge, Inglaterra. Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Neuropsicologia (UFRGS). Psicóloga do Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS.

    Vanessa  Stumpf HeckVanessa Stumpf Heck
    Psicóloga (CRP 07/10895). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS). Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (IEPP).

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  • Construção de instrumentos psicológicos: elementos básicos (Alexandre Serpa e Lisandra Borges)

    Resumo: A avaliação psicológica é um processo gerador de informações capaz de auxiliar os profissionais da psicologia na tomada de decisão em diferentes contextos. Das ferramentas disponíveis ao processo de avaliação, destacam-se os testes psicológicos. Os testes são qualificados em função de suas propriedades psicométricas de validade e precisão. O minicurso irá abordar as recomendações para adoção de boas práticas na construção de novos testes, compreensão e escrita dos manuais e aplicação e correção dos testes psicológicos, nos ambientes clínico, institucional ou de pesquisa, e os marcos legais que tratam da temática.

    Minicurrículos:

    Alexandre  SerpaAlexandre Serpa
    Psicólogo, doutorando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Possui mestrado em Educação e especialidade em métodos estatísticos computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência na área de avaliação de medidas socioemocionais em larga escala, tendo atuado em sistemas de avaliação de vários Estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Atuou também na adaptação de testes psicológicos internacionais aprovados pelo SATEPSI, como o Sosie 2ª geração.

    Lisandra BorgesLisandra Borges
    Psicóloga, Psicopedagoga e doutoranda em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental – LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; saúde mental infantil; depressão e suicídio em crianças e adolescentes. É assistente editorial da Revista Avaliação Psicológica, publicada pelo IBAP.

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  • O teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (Anna Elisa de Villemor-Amaral)

    Resumo: O curso apresentará os principais fundamentos teóricos da técnica, bem como os procedimentos de aplicação, análise dos dados e interpretação. O objetivo do curso é apresentar esse instrumento e permitir que o aluno tenha as informações básicas que lhe facilitarão o aprofundamento posterior e uso na prática profissional. Serão abordados os temas sobre interpretação das cores, aspecto formal e fórmula cromática e será apresentado um caso como exemplo.

    Minicurrículo:

    Anna Elisa de Villemor-AmaralAnna Elisa de Villemor-Amaral
    Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saude Mental. É também professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment.

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  • Escala Baptista de Depressão - versão adulto (EBADEP-A): construção, evidências de validade, aplicação e interpretação (Makilim Nunes Baptista)

    Resumo: Os transtornos mentais ocupam a quarta posição no ranking das dez principais causas de incapacitação em todo mundo. A depressão passa a protagonizar um dos maiores e atuais problemas de saúde pública da humanidade com aproximadamente 150 milhões de pessoas com esse diagnóstico no mundo. Alguns eventos estressantes e fatores de risco estão diretamente associados à depressão, tais como intolerabilidade de situações de vida, falta de esperança, baixa auto-estima, dificuldades em solucionar problemas (coping), falta de apoio social/familiar, dentre outras. Atualmente diversos métodos de avaliação estão disponíveis, entre entrevistas semi-estruturadas e escalas/inventários, dentre eles, a Escala Baptista de Depressão - Versão Adulto (EBADEP-A) podendo ser considerada a primeira escala desenvolvida e normatizada no Brasil. O objetivo desse mini curso é o de apresentar dados epidemiológicos, fatores de risco e o desenvolvimento e normatização da EBADEP-A no cenário brasileiro.

    Minicurrículo:

    Makilim Nunes  BaptistaMakilim Nunes Baptista
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Sao Judas Tadeu (1995), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

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  • Avaliação neuropsicológica nos transtornos do neurodesenvolvimento (Luiz Renato Rodrigues Carreiro)

    Resumo: Os transtornos do neurodesenvolvimento são definidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, em sua quinta edição (DSM-5) como um grupo de condições que se manifestam precocemente durante o período de desenvolvimento. Frequentemente, tais condições surgem antes do período de ingresso da criança na escola e são caracterizados por prejuízos diversos que comprometem esferas ocupacionais, pessoais, sociais e acadêmicas. O espectro de prejuízos do desenvolvimento, presentes nesses transtornos, vão desde limitações específicas de aprendizado e controle executivo a prejuízos globais de habilidades sociais e inteligência. A avaliação neuropsicológica tem um papel crucial na identificação de prejuízos cognitivos presentes nos transtornos desse grupo. Esse curso tem por objetivo discutir a aplicação de procedimentos para avaliação neuropsicológica nos transtornos do neurodesenvolvimento. Serão discutidos protocolos para avaliação dos sinais de desatenção, hiperatividade e impulsividade dentro do quadro de TDAH e protocolos para identificação de prejuízos cognitivos dentro dos transtornos do espectro do autismo e na deficiência intelectual.

    Minicurrículo:

    Luiz Renato Rodrigues CarreiroLuiz Renato Rodrigues Carreiro
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (Licenciatura e Bacharelado em 1994 e Formação do Psicólogo em 1995), Especialização em Neurobiologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), Mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do curso de pós-graduação stricto-sensu em Distúrbios do Desenvolvimento e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UPM. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Cognitivos e Atencionais, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção e percepção, tempo de reação e aspectos cognitivos do desenvolvimento e suas alterações presentes no TDAH. Editor da Revista Psicologia: Teoria e Prática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-Nível: 2.

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  • Curso Introdutório de Rorschach Performance Assessment System - R-PAS (Regina Sônia Gattas Fernandes do Nascimento, Thaís Marques e Ana Cristina Resende)

    Resumo: A proposta é trabalhar com psicólogos que desejam utilizar R-PAS e que já têm conhecimento prévio de Rorschach, preferencialmente no Sistema Compreensivo. Serão mostradas as modificações introduzidas pelo R-PAS na aplicação e na codificação dos protocolos, destacando a permanência daquelas variáveis com maior evidência de validade e a inclusão de variáveis novas. A codificação será brevemente revista e exemplificada, com foco nas alterações ocorridas entre os sistemas de Rorschach. Posteriormente, será mostrado o programa online do R-PAS criado para inserção dos protocolos e confecção do sumário estrutural, com orientação a respeito dos procedimentos necessários para inscrição, inserção e retirada posterior do banco de dados. O R-PAS ainda não foi validado no Brasil e, assim, pode somente ser utilizado em pesquisas – que já estão sendo elaboradas. Com isto, a utilização clínica em nosso país é restrita, embora já em uso nos Estados Unidos.

    Minicurrículos:

    Regina Sonia Gattas Fernandes do NascimentoRegina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento
    Doutora em Psicologia pela PUC-SP (1993). Professora associada da Faculdade de Psicologia da PUC-SP e diretora da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" da PUC-SP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Outros Métodos Projetivos (ASBRo). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Métodos de Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Método de Rorschach,  Medidas em Psicologia, Avaliação Psicológica, Psicanálise, Orientação Vocacional, Atendimento Clínico de Orientação Psicanalítica. É líder de grupo de pesquisa CNPq. Tem desenvolvido projetos de pesquisa para realização de estudos normativos do Método de Rorschach, com apoio financeiro da FAPESP.

    Ana Cristina ResendeAna Cristina Resende
    Pós-doutoranda pela UNIFESP (Depto de Psiquiatria, com bolsa pela FAPESP), Doutor em Psicologia pela PUCRS com Estágio de Doutorado pela California School of Professional Psychology – AIU – San Diego, mestre em psicologia pela PUC Goiás e graduação em Psicologia pela PUC Goiás. Formação em Avaliação Psicológica pela Associação Goiana de Rorschach. Atualmente é professor adjunto da graduação e pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás e pesquisadora com ênfase em avaliação psicológica nos seguintes temas: Avaliação de Personalidade, Psicopatologia, Avaliação Forense, Fundamentos e Medidas da Psicologia, Método de Rorschach (R-PAS e SC).

    Thaís MarquesThaís Marques
    Mestre em Saúde mental pela Universidade Federal de São Paulo. Fez especialização em Psicologia da Saúde pela UNIFESP e graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Assistente e Coordenadora da Clínica de Psicologia na Universidade Anhanguera, lecionando e supervisionando nas áreas de Psicanálise, Psicopatologia, Saúde, Psicodiagnóstico, Psicoterapia e Metodologia de Pesquisa.

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  • Elaboração de relatórios psicológicos (Ana Paula Porto Noronha)

    Resumo: A prática de avaliação psicológica no Brasil, por sua vez, teve início antes mesmo do reconhecimento da profissão em 1962, tendo sido considerada a primeira atividade desenvolvida por psicólogos nos vários contextos de atuação. O panorama da avaliação psicológica no Brasil se modificou nos últimos anos, mais especialmente, desde a segunda metade da década de 1990, o que se deve basicamente aos esforços conjuntos de pesquisadores de distintas regiões do país, aos órgãos e às associações científicas. A avaliação psicológica é um processo técnico-científico, no qual se conhece a demanda e o demandado, com o intuito de promover a tomada de decisões mais adequada à situação. A avaliação psicológica é uma prática profissional importante para o psicólogo, tendo em vista que pode fornecer elementos de análise imprescindíveis para a atuação em diferentes campos, e sua definição mais usual refere-se a: conjunto de procedimentos, cujo objetivo é obter informações do indivíduo no que respeita os múltiplos aspectos de sua existência, para compreendê-lo, descrever seu funcionamento, quem sabe fazer predições e sugerir formas mais apropriadas de intervenção. Os processos de avaliação psicológica e de elaboração de laudos têm sistematicamente ocupado aspectos centrais da discussão em âmbito nacional, embora nem sempre tenha nobreza em tal fato, uma vez que grande parte dos processos éticos que chegam aos Conselhos Regionais de Psicologia e ao Conselho Federal de Psicologia envolvem documentos psicológicos. Em que pese o fato, tem sido compreendido que, em especial, os documentos psicológicos, constituem etapa obrigatória dos processos avaliativos que o psicólogo realiza. Assim, a preparação adequada do Psicólogo tem sido exigida, com vistas a melhorar a qualidade da atuação nas várias instâncias da sociedade. Como parte da reflexão, devem ser destacas as questões éticas e de direitos humanos, bem como as questões técnicas que permeiam o fazer do profissional. Mais particularmente ao último ponto, convém destacar os pressupostos do Código de Ética Profissional do Psicólogo que assevera: “o psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”. A fim de minimizar os processos éticos contra os psicólogos, bem como promover formação continuada e parâmetros para a atuação, o Conselho Federal de Psicologia editou a Resolução CFP nº 007/2003, que Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Nele, o relatório psicológico é definido como “uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais”. O presente curso tem a intenção de promover a reflexão sobre a elaboração de relatórios, bem como oferecer informação atualizada sobre a área de avaliação psicológica. Ele está organizado da maneira que se segue. Inicialmente será realizada uma contextualização acerca da natureza e dos objetivos do relatório e suas associações ao processo avaliativo. Neste ínterim as questões éticas, técnicas e de direitos humanos inerentes à elaboração do documento serão comentadas. Em seguida, serão abordados os pressupostos técnicos, com base na legislação e em bibliografia atualizada. Por fim, estudos de caso se farão presentes para incorporar um dinamismo à metodologia de ensino.

    Minicurrículo:

    Ana Paula Porto NoronhaAna Paula Porto Noronha
    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É professora associada da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, avaliação percepto-motora, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009); é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (1B). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco em 2003-2005 e 2009-2011.

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  • Avaliação neuropsicológica como ferramenta para o planejamento de adaptação e intervenção no contexto escolar (Bruna Tonietti Trevisan)

    Resumo: A avaliação neuropsicológica infantil é fundamental tanto para a compreensão como para tratamento de diversos quadros de transtornos de aprendizagem e neuropsiquiátricos. Por meio da discriminação entre habilidades cognitivas prejudicadas e preservadas, é possível planejar intervenções direcionadas e eficientes, bem como prever prognóstico funcional dos pacientes. O presente minicurso objetiva apresentar procedimentos da avaliação neuropsicológica, planos de intervenção e adaptação pedagógica em dificuldades/Transtornos de aprendizagem e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no contexto escolar. Uma discussão sobre a complexidade desses procedimentos, tais como uso de medidas adequadas, raciocínio diagnóstico e planos para intervenção/adaptação serão propostos junto aos participantes.

    Minicurrículo:

    Bruna Tonietti TrevisanBruna Tonietti Trevisan
    Psicóloga pela Universidade São Francisco. Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora convidada da Especialização em Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Laboratório de Neuropsicologia Infantil da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Neuropsicóloga Clínica e Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

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  • Altas habilidades / superdotação: aspectos conceituais e construção de instrumento de avaliação (Tatiana de Cássia Nakano)

    Resumo: Embora uma temática bastante importante e prevista em lei, a identificação de indivíduos com altas habilidades tem se mostrado uma área ainda carente de estudos em nosso país, permeada, principalmente pela presença de mitos e concepções errôneas sobre o fenômeno. Diante desse fato, o curso tem por objetivo apresentar as definições da área, seus principais modelos teóricos, mitos presentes no senso comum, assim como questões acerca da identificação da superdotação / altas habilidades. Posteriormente, o processo de construção de uma bateria para avaliação das altas habilidades / superdotação composta por subtestes que avaliam os construtos inteligência (por meio de provas de raciocínio: verbal, numérico, lógico e abstrato) e criatividade (figurativa e verbal), além de uma escala para professores (de identificação de comportamentos relacionados às cinco áreas que compõem o fenômeno: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade, talento artístico) será apresentado. Estudos de investigação das qualidades psicométricas do instrumental apontaram evidências positivas de validade e precisão, cuja importância justifica-se diante do fato de que a construção de um instrumento nacional específico para uso nessa população pretende diminuir um quadro marcado principalmente pela falta de identificação de muitas crianças talentosas no Brasil. Como consequência tais indivíduos acabam por passar despercebidos pelo sistema escolar, ou ainda tem seu potencial ignorado ou mesmo reprimido devido às dificuldades de identificação desse construto que, até o momento, é realizada fazendo-se uso de instrumentos não específicos para essa população, dada a inexistência dos mesmos no Brasil.

    Minicurrículo:

    Tatiana de Cássia NakanoTatiana de Cássia Nakano
    Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Possui Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) como bolsista Fapesp, Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) e Mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela PUC-Campinas como bolsista CNPq, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado em 2011 em parceria com dois outros pesquisadores: Teste de Criatividade Figural Infantil). Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade e Superdotação. Atualmente tem focado suas pesquisas na última temática, especificamente no desenvolvimento de uma Bateria de Avaliação das Altas Habilidades / Superdotação, em fase final de investigação de suas qualidades psicométricas. Presidente atual da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2016) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp.

    E-mail de contato: tatiananakano@hotmail.com

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  • Testes de atenção, inteligência, memória e impulsividade para a avaliação no trânsito (HugoFerrari Cardoso)

    Resumo: O minicurso irá capacitar os participantes, tanto em relação à teoria, quanto à prática, no que tange à aplicação, correção e elaboração de documentação referente aos resultados proporcionados pelos instrumentos apresentados. O minicurso será composto pelo Teste Pictório de Memória (TEPIC-M), cujo objetivo é avaliar a memória de curto prazo, pelo Teste de Inteligência (TI), o qual mensura a inteligência não verbal, a Bateria Psicológica para a Avaliação da Atenção (BPA), que tem o objetivo de realizar uma avaliação da capacidade geral de atenção, assim como uma avaliação individualizada de tipos de atenção específicos, quais sejam, concentrada, dividida e alternada, e a Escala de Avaliação da Impulsividade - Formas A e B (EsAvI), instrumento que tem como propósito a mensuração da impulsividade, ou seja, a propensão a reações rápidas e não planejadas a partir de estímulos externos ou internos, sem que sejam levadas em consideração as consequências negativas que podem decorrer das ações para a própria pessoa ou para outras.

    Minicurrículo:

    HugoFerrari CardosoHugoFerrari Cardoso
    Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2009), graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2008), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2008), mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2010) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2013). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, construção de instrumento psicológico, instrumento de avaliação, psicologia do trânsito, psicologia organizacional e do trabalho e orientação profissional.

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  • Avaliação de problemas emocionais em adultos por meio de instrumentos padronizados (Maria Aparecida Fernandes Martin)

    Resumo: Aspectos emocionais interferem no desenvolvimento humano de forma ampla, influenciam as relações sociais e afetivas, o desempenho profissional, acadêmico, e em alguns casos pode interferir na saúde física e podem limitar a vida do indivíduo dificultando seu desempenho de papéis. Assim identificar problemas emocionais é o primeiro passo para um processo eficaz de intervenção na saúde mental. Na prática clínica a utilização de instrumentos padronizados de avaliação de saúde mental propiciam a emissão de relatórios de avaliação psicológica, a documentação do atendimento clínico, e permitem a verificação da eficácia de uma intervenção. Em serviços públicos de saúde mental, permite uma triagem mais direcionada, possibilitando a identificação de casos mais graves, bem como dos casos mais frequentes e assim um direcionamento melhor dos recursos disponíveis. A partir dos benefícios mencionados com a identificação dos indicadores de problemas emocionais, este minicurso foi pensado com o objetivo de apresentar alguns instrumentos padronizados da avaliação de saúde mental de adultos, (indicadores de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida), sua aplicação, correção e compreensão dos resultados.

    Minicurrículo:

    Maria Aparecida Fernandes MartinMaria Aparecida Fernandes Martin
    Graduação em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1987), Especialização em Psicodrama Psicoterápico (1992) e Sócio educacional. Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência em Psicologia Clínica na abordagem psicodramática, atuando principalmente nos temas: clínica psicológica infantil, adultos e família, avaliação psicológica, desenvolvimento infantil, distúrbios do desenvolvimento, e experiência docente principalmente nos temas de formação em saúde, psicodrama e supervisão clínica.

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  • Uso da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – Quarta edição (WISC-IV) – na avaliação neuropsicológica (Regina Luisa de Freitas Marino e Gisele da Silva Alves)

    Resumo: A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – Quarta Edição (WISC-IV) é um instrumento clínico de aplicação individual, que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em idades entre 6 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses. Entre suas principais aplicações estão a estimativa cognitiva na avaliação psicológica, neuropsicológica e psicoeducacional; no diagnóstico diferencial de desordens neurológicas e psiquiátricas e no planejamento de programas de reabilitação (neuro)cognitiva. Este minicurso propõe abordar o uso prático do WISC-IV no contexto neuropsicológico por meio da interpretação dos índices e dos subtestes, ressaltando a ênfase dada ao processo de resposta nesta quarta edição do instrumento. Além disso, o minicurso pretende apresentar o construto de inteligência, discorrer brevemente sobre as características do instrumento e de sua adaptação no Brasil, bem como sobre as pontuações que podem ser obtidas a partir de sua aplicação. Este minicurso tem como público-alvo psicólogos que tenham interesse pelo tema e necessitem conhecer melhor o instrumento para sua prática nesse contexto.

    Minicurrículos:

    Regina Luisa de Freitas MarinoRegina Luisa de Freitas Marino
    Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da editora Casa do Psicólogo, uma empresa Pearson.

    Gisele da Silva AlvesGisele da Silva Alves
    Psicóloga. Mestre em psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da editora Casa do Psicólogo, uma empresa Pearson.

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  • Alfabetização de crianças e adolescentes com deficiência intelectual: Desafios da avaliação e proposta de intervenção (Miriam Segin)

    Resumo: Propõe-se por meio deste minicurso problematizar e debater acerca dos procedimentos de avaliação e recursos de ensino que envolvem a alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual (DI) que se caracteriza por importantes limitações no funcionamento cognitivo. Apresentar-se-á exemplos de atividades linguístico-pedagógicas que visem ao desenvolvimento de habilidades precursoras para o processo de alfabetização com ênfase fonológica, motora e sensorial para crianças com DI. Tal procedimento tem-se mostrado eficaz para crianças mais velhas, que apresentam problemas de leitura e escrita e que possuem histórico de fracasso escolar.

    Minicurrículo:

    Miriam SeginMiriam Segin
    Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

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  • HTP – aplicação e análise (Denise Teixeira Mráz Zapparoli)

    Resumo: O Teste do Desenho da casa-árvore-pessoa, criado por John Buck em 1956 e traduzido e adaptado ao Brasil por Iraí Cristina Boccato Alves, representa um dos mais importantes testes projetivos, alem de muito usado na prática clínica, na pesquisa e como recurso expressivo. O curso pretende apresentar os fundamentos teóricos do teste, as condições gerais e específicas da aplicação, a análise e interpretação dos desenhos e inquéritos e, a elaboração de síntese interpretativa.

    Minicurrículo:

    Denise Teixeira Mráz ZapparoliDenise Teixeira Mráz Zapparoli
    Mestre em Psicologia Clínica; Trabalha há 30 anos na área de Avaliação Psicológica. Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Avaliação Psicológica; Técnicas projetivas gráficas e temáticas; Técnicas Expressivas; Desenvolvimento Infantil; Supervisão em Psicodiagnóstico.

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Período tarde

  • Atualizações em avaliação da linguagem oral e escrita de crianças e adolescentes (Léia Gonçalves Gurgel)

    Resumo: A linguagem oral é composta por componentes linguísticos (fonologia, sintaxe, semântica e pragmática), cognitivos (organização, armazenamento, recuperação e transformação) e sociais (pragmática e aspectos culturais). A habilidade desenvolvida na linguagem oral é base para o processo de aquisição da escrita. Os distúrbios de leitura e escrita, por sua vez, encontram-se, em boa parte dos casos, baseados em alterações da aquisição e do desenvolvimento da linguagem oral. A mensuração destes construtos, em crianças e adolescentes, configura-se como uma prática comum nos testes padronizados e deve ser baseada em critérios que auxiliem os profissionais a caracterizar o desempenho e identificar as características do indivíduo. O objetivo de se realizar uma avaliação adequada, por meio de métodos e instrumentos válidos e fidedignos, é contribuir para o planejamento de intervenções necessárias à superação das dificuldades do indivíduo.  É, portanto, objetivo do presente minicurso, propor o debate sobre as práticas voltadas para a avaliação da linguagem oral e escrita de crianças e adolescentes, considerando o histórico do processo de avaliação desses construtos, a situação atual das pesquisas na área e os instrumentos disponíveis para uso entre os profissionais em contexto clínico e escolar.

    Minicurrículo:

    Léia Gonçalves GurgelLéia Gonçalves Gurgel
    É Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. É Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na UFCSPA (linha de pesquisa Métodos Diagnósticos e Epidemiologia das Doenças), sob orientação da Prof. Dra. Caroline Tozzi Reppold. Integra o Laboratório de Avaliação Psicológica da UFCSPA e, atualmente, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: medidas em Fonoaudiologia e Psicologia, busca de evidências de validade de instrumentos voltados para a avaliação de linguagem oral e escrita de crianças e adolescentes, avaliação neuropsicológica e Psicologia Positiva.

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  • Instrumentos padronizados de avaliação comportamental no desenvolvimento típico e atípico: panorama da área no Brasil (Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira)

    Resumo: Instrumentos padronizados de avaliação comportamental auxiliam a avaliação de diferentes aspectos da saúde mental de crianças e adolescentes. Muitos desses instrumentos auxiliam no diagnóstico psicológico e psiquiátrico, permitem ter diferentes medidas de funcionamento comportamental adaptativo e de aspectos ligados à saúde mental possibilitando, inclusive, a verificação de eficácia das intervenções. O curso apresentará generalidades teórico e práticas sobre o uso desses instrumentos, tanto na avaliação de repertórios comportamentais de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico, assim como daqueles que apresentam transtornos do neurodesenvolvimento. Será apresentado um panorama brasileiro dessa área.

    Minicurrículo:

    Maria Cristina Triguero Veloz TeixeiraMaria Cristina Triguero Veloz Teixeira
    Graduação em Psicologia pela Universidade de Havana (1988), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-Nível: 2. Atua na área de Análise do Comportamento desenvolvendo projetos de pesquisa voltados à identificação e manejo de problemas de comportamento no desenvolvimento típico e atípico e adaptação e validação de instrumentos de avaliação padronizada do comportamento. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editora Associada da Revista Psicologia: Teoria e Prática.

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  • Aplicações da Teoria de Resposta ao Item na construção de instrumentos psicológicos  (Josemberg Moura de Andrade)

    Resumo: As teorias da medida têm implicações diretas no delineamento e interpretação de pesquisas. Especificamente, a Teoria Clássica dos Testes (TCT), durante muito tempo, orientou o desenvolvimento dos testes psicológicos e educacionais. Diante das suas limitações, psicometristas desenvolveram a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esta teoria consiste em um conjunto de modelos matemáticos que considera o item como unidade básica de análise e representa a probabilidade de um indivíduo responder corretamente ao item em função dos parâmetros do item e da habilidade do respondente. Quando satisfeitas certas condições, os modelos da TRI podem produzir estimações dos parâmetros dos itens que são invariantes independente da amostra de respondentes. No presente curso serão abordadas as principais características, pressupostos da TRI (unidimensionalidade e independência local), bem como os modelos logísticos de 1, 2 e 3 parâmetros. Os parâmetros de discriminação (a), dificuldade (b) e probabilidade de acerto ao acaso (c), curva característica dos itens, função de informação e ajuste dos modelos serão discutidos. Exemplos de aplicação da TRI na psicologia serão apresentados a partir dos softwares BILOG-MG, Parscale e Mplus.

    Minicurrículo:

    Josemberg Moura de AndradeJosemberg Moura de Andrade
    Possui os títulos de mestre e de doutor em Psicologia Social e do Trabalho na área de Avaliação e Medida pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde do Departamento de Estatística da UFPB. Também é coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Medidas Psicológicas (GPAMP) e parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia. Exerceu a função de psicometrista no Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB) e colaborou como assistente de pesquisa no Canadian Research Institute for Social Policy/ Universidade de Nova Brunswick/Canadá. Tem experiências em Psicologia e Educação com ênfase na Construção e Validação de Escalas Atitudinais e Testes Psicológicos.

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  • Teste de Wisconsin de Classificação de Cartas (Clarissa Trentini e Irani Iracema de Lima Argimon)

    Resumo: O Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) foi originalmente desenvolvido para avaliar a capacidade de raciocínio abstrato e a capacidade para modificar as estratégias cognitivas em resposta a contingências ambientais mutáveis. Como tal, o WCST pode ser considerado uma medida da "função executiva". Cada vez mais empregado como um instrumento neuropsicológico, o WCST agora conta com  evidências de validade para a realidade brasileira e pode ser usado em crianças e adolescentes de 6 anos e meio a 17 anos e 11 meses e em idosos, acima de 60 anos. O objetivo deste curso é oferecer ao participante não somente uma introdução a respeito do teste, mas também noções sobre a forma de administração, correção, atribuição de escore e  interpretação, através de exercícios de simulação de aplicação, correção e pontuação, além da interpretação de casos clínicos. De modo breve, será também apresentado como foram desenvolvidos os estudos de fidedignidade e validade do Teste Wisconsin para a nossa população

    Minicurrículos:

    Clarissa Marceli TrentiniClarissa Marceli Trentini
    Psicóloga (CRP 07/08471). Doutora em Ciências Médicas com ênfase em Psiquiatria (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica (UFRGS). Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Bolsista CNPq. Co-autora dos Manuais do Teste WCST.

    Irani Iracema de Lima Argimon
    Psicóloga. Doutora em Psicologia pela PUC/RS. Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da PUC/RS. Co-autora dos Manuais do Teste WCST.

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  • Correção e interpretação do desempenho no WAIS III (Elizabeth Nascimento e Alina Gomide Vasconcelos). Obs: é pré-requisito ter conhecimento prévio do instrumento para acompanhar o curso.

    Resumo: No minicurso, os processos de correção e interpretação serão abordados partindo do pré-requisito de que o aluno possui conhecimento básico sobre as características do WAIS III e sobre como administrá-lo.  Serão detalhados os passos a serem seguidos e como proceder a leitura das tabelas constantes no manual técnico que auxiliam na interpretação. Exemplos de elaboração do relatório síntese serão apresentados.

    Minicurrículos:

    Elizabeth do NascimentoElizabeth do Nascimento
    Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Trabalho Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro fundador do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais da UFMG (LADI-UFMG). Link para o currículo Lattes completo: http://lattes.cnpq.br/9413542662266866

    xxxAlina Gomide Vasconcelos
    Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Trabalho Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atualmente, é psicóloga do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e pesquisadora do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais da UFMG (LADI-UFMG). Link para o currículo Lattes completo:http://lattes.cnpq.br/2215024278365580

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  • Avaliação Psicológica de crianças e adolescentes (Lisandra Borges e Alexandre Serpa)

    Resumo: A avaliação psicológica de crianças é uma demanda frequente na prática do psicólogo. Pode ocorrer em diferentes contextos, tais como o clínico, escolar e educacional, hospitalar, forense, entre outros. Além do objetivo diagnóstico, possui caráter preventivo, pois a identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida é de suma importância. O mini curso irá abordar a técnica da avaliação de crianças e adolescentes, apresentando alguns passos a serem seguidos para um psicodiagnóstico pautado na ética e conhecimento de todo processo, finalizando com a elaboração do laudo psicológico.

    Minicurrículos:

    Lisandra BorgesLisandra Borges
    Psicóloga, Psicopedagoga e doutoranda em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental – LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; saúde mental infantil; depressão e suicídio em crianças e adolescentes. É assistente editorial da Revista Avaliação Psicológica, publicada pelo IBAP.

    Alexandre SerpaAlexandre Serpa
    Psicólogo, doutorando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Possui mestrado em Educação e especialidade em métodos estatísticos computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência na área de avaliação de medidas socioemocionais em larga escala, tendo atuado em sistemas de avaliação de vários Estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Atuou também na adaptação de testes psicológicos internacionais aprovados pelo SATEPSI, como o Sosie 2ª geração.

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  • Testes computadorizados e seu uso em avaliação psicológica (Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes)

    O uso de testes informatizados como ferramenta para a avaliação psicológica (AP) tem sido uma tendência internacional e tem gerado grandes benefícios diferentes contextos. Tem-se como objetivo deste curso a realização de um mapeamento de diferentes tipos de testes computadorizados, de seus usos, pontos fortes e limites. Serão apresentados exemplos de testes computadorizados que adotam as mais recentes tecnologias, envolvendo testagem adaptativa, testes dinâmicos e os instrumentos desenvolvidos a partir dos princípios do Desenho Universal. O conteúdo do curso aborda: diferentes usos de testes computadorizados na AP; impacto do uso de testes informatizados e a sua comparabilidade com testes tradicionais; cuidados específicos no uso de testes computadorizados; aplicação do Desenho Universal a testes informatizados – avaliação de pessoas com deficiência; uso de testes dinâmicos como ferramentas de avaliação e intervenção; testagem computadorizada adaptativa e a noção de testes individualizados. A forma de abordar o tema será por aula expositiva e dialogada visando discutir com os participantes situações recorrentes no uso de testes psicológicos. Os tópicos discutidos serão ilustrados com a demonstração de testes computadorizados para variados construtos e que adotam diferentes modelos, todos com estudos de validação no Brasil.

    Minicurrículo:

    Carlos  Henrique Sancineto da Silva NunesCarlos Henrique Sancineto da Silva Nunes
    Mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da UFRGS e USF. É membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos, sendo um dos autores da Bateria Fatorial de Personalidade - BFP. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria.

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  • Teste de Apercepção Temática segundo a Escola de Paris (Álvaro José Lelé)

    Resumo: A Escola de Paris do TAT iniciou seus trabalhos com Vica Shentoub na década de 50. Para esta escola as modalidades de construção e de elaboração das narrações TAT remetem aos mecanismos de defesa característicos da organização psíquica do sujeito, ou seja, é dada mais importância à forma das narrações do que ao seu conteúdo. Em oposição à proposta do Pai do TAT – Henry Murray, a Escola de Paris do TAT negligencia “as investigações centradas sobre variáveis isoladas, como agressividade, as necessidades sexuais, o desejo de afirmação ou de realização..., e sobre as correlações que pudessem existir entre essas variáveis e o comportamento manifesto do sujeito”. Deste modo, ela propõe uma teoria do TAT a partir da definição do Processo-TAT, que é entendido como “o conjunto dos mecanismos mentais comprometidos nessa situação singular em que é pedido ao sujeito para imaginar uma história a partir do cartão”. A análise desses processos mentais somente pode ser abordada após uma análise aprofundada da situação que os produz. Shentoub reduz a quantidade de material, propondo a prova ao sujeito numa única sessão e a ordem de apresentação dos cartões deve ser respeitada. De fato, o atual jogo francês de cartões do TAT é composto de 18 cartões do jogo original estadunidense. Essa redução feita por Shentoub não deve ser confundida com a liberdade que a técnica nos oferece de escolher cartões específicos de acordo com os temas e problemáticas que, levantadas preliminarmente durante as entrevistas (motivo da consulta, demanda do sujeito), pretendemos investigar. Shentoub selecionou somente os cartões pertinentes e mais significativos, isto é, aqueles que cobriam toda a gama da problemática humana reativada durante todo o percurso da vida, a saber, a identidade/identificação e a relação objetal. A instrução “Imagine uma história a partir do cartão” é dada no início e não é repetida. Não há intervenções nem um inquérito para cada cartão no final da aplicação, também não é pedido para dar título às histórias. Os tempos são anotados para cada cartão: tempo de latência e tempo total. É, absolutamente, necessário anotar integralmente o discurso do sujeito, respeitando todas suas características. Concluída a aplicação do conjunto dos cartões, que consiste na primeira etapa do método de Shentoub, o material recolhido vai ser objeto de análise. Vica Shentoub elaborou um “crivo” de análise dos diferentes procedimentos de elaboração do discurso intitulada Folha de Cotação do TAT. Essa folha foi criada a partir dos conceitos da psicopatologia psicanalítica moderna, que incidem nas estratégias defensivas que os sujeitos utilizam nos seus discursos. Assim, os conflitos psíquicos podem ser norteados com precisão na sua complexidade, sendo possível diferenciar claramente as organizações neuróticas, psicóticas e novas entidades: funcionamento limites, depressões, perturbações graves do narcisismo. A folha de cotação não deve, de forma algum, ser considerada e utilizada como um “crivo” de avaliação, cuja simples cotação conduziria à colocação de uma etiqueta nosográfica. Ela deve ser considerada, antes de tudo, como um instrumento de trabalho que pode ser regularmente modificado, dada a evolução da clínica e as questões que ela coloca.  Essa folha de cotação serve de “crivo de referência” para apreciar e cotar as particularidades de construção de cada história fornecida no TAT, possibilitando uma melhor harmonização e uma maior eficácia tanto na utilização do TAT como em outra técnica projetiva em que o ad verbatum é analisado para compreensão do funcionamento psíquico do sujeito. Assim o minicurso tem o objetivo de apresentar a perspectiva de aplicação e correção do TAT segundo a Escola de Paris : Vica SHENTOUB e colaboradores. Para isso exporá o modo de aplicação e correção do TAT conforme a Escola de Paris abrangendo indicações, a situação TAT, material utilizado, instruções, administração da prova e correção e análise, procurando refletir e discutir sobre a nova metodologia de aplicação, correção e análise do TAT

    Minicurrículo:

    Álvaro José LeléÁlvaro José Lelé
    Psicólogo clínico, psicoterapeuta, doutor em psicologia pela UFMG, mestre pela UFSC, mestrado profissionalizante pela Université René Descartes-Paris V em Psicologia Clínica e Patológica, Aconselhamento Clínico e Técnicas Projetivas..  Tem experiência na área de Psicologia Clinica, com ênfase em Psicologia Projetiva, Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Rorschach, TAT, personalidade, psicopatologia, psicanálise. Membro da Sociedade Brasileira e Internacional de Rorschach, Société International de Psychopathologie Phénoméno-structurale (França), Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, comissão organizadora do Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica-EMAP, e membro fundador do Réseau Universitaire Européeen et International de Recherche « Méthodes Projectives Et Psychanalyse ». Membro professor associado do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais- LADI -Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

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  • Resultados da avaliação psicológica e o planejamento da intervenção para crianças e adolescentes com problemas de comportamento (Janaína Thaís Barbosa Pacheco)

    Resumo: A avaliação psicológica é um processo integrado que utiliza instrumentos e técnicas apropriadas para identificar os problemas em um determinado caso, podendo resultar em uma intervenção terapêutica. As entrevistas, observações e procedimentos informais de avaliação devem ser combinados com os dados resultantes dos testes psicológicos, a fim de que se possa obter um panorama mais completo sobre as dimensões do funcionamento cognitivo, do comportamento adaptativo e dos elementos socioemocionais. No contexto das terapias cognitivo-comportamentais, a avaliação psicológica é condição necessária para o estabelecimento de metas e o planejamento da intervenção terapêutica. Considerando esse contexto, os objetivos desse minicurso são: a) apresentar e discutir estudos de eficácia que abordam o papel da avaliação na eficácia de intervenções cognitivo-comportamentais; b) abordar as características da avaliação psicológica de crianças e de adolescentes com queixas de problemas de comportamento; c) relacionar os resultados da avaliação psicológica com o planejamento da intervenção terapêutica para crianças e adolescentes com problemas de comportamento. Pretende-se, ainda, ensaiar, através de uma situação prática, o planejamento de uma intervenção cognitivo-comportamental a partir dos resultados de uma avaliação psicológica

    Minicurrículo:

    Janaína Thaís Barbosa PachecoJanaína Thaís Barbosa Pacheco
    Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós Doutorado (Bolsista PNPD/Capes) na Pontificia Universidade Católica/RS. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atua como supervisora e psicoterapeuta cognitivo-comportamental.

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  • Produção de documentos no contexto forense (Sonia Liane Reichert Rovinski)

    Resumo: A produção de documentos no contexto forense está diretamente relacionada ao papel desempenhado pelo psicólogo como perito ou assistente técnico, devendo também contemplar especificidades da área jurídica e das resoluções normativas da atividade profissional dos psicólogos.  O presente curso abordará as diferenças destes papéis e dos objetivos de seus respectivos documentos, as normativas técnicas e as questões éticas envolvidas na construção dos mesmos. Serão apresentados casos práticos quanto ao que deve ou não deve ser feito

    Minicurrículo:

    Sonia Liane Reichert RovinskiSonia Liane Reichert Rovinski
    Psicóloga – CRP 07/1792, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS) e Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS). Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS (1993-2013), professora nos cursos de pós-graduação UNISINOS, UFCSPA, UP-RN, IPES/Católica de Goiás, UPF, lecionando a matéria de perícia psicológica forense. Diretora científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica – ABPJ, período 2010-2011. Autora e coautora de livros sobre tema da avaliação forense, entre eles “Fundamentos da perícia psicológica forense”- 3ªed.Ed Vetor, 2013.

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  • Avaliação psicológica na clínica cognitivo-comportamental (Mariana Froeseler)

    Resumo: As Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) se caracterizam como um conjunto de diferentes abordagens que compartilham um princípio fundamental: a ideia de que a cognição atua como mediadora entre o sujeito e suas experiências. Assim, a forma como reagimos e nos comportamos diante das situações depende menos da situação em si e mais do modo como a interpretamos, sendo essas interpretações mediadas por diferentes níveis cognitivos. Diante desse princípio, o foco das TCCs é o monitoramento e a modificação cognitiva, visando redução de sintomas e desenvolvimento de cognições mais adaptativas. Dentre os principais elementos de um processo de TCC eficaz encontra-se a realização de uma avaliação psicológica completa, abrangendo as dificuldades atuais e a história de vida do paciente, passando pelo diagnóstico de possíveis psicopatologias, tradução dos problemas em termos cognitivos e culminando na elaboração de um plano de tratamento adequado. Diante disso, o presente minicurso visa apresentar a seus participantes os princípios da avaliação psicológica em TCC, por meio de exposições teóricas e exemplos da prática clínica. Inicialmente serão introduzidos os fundamentos dessa abordagem terapêutica, seguidos pela definição dos principais elementos do modelo cognitivo. Em seguida serão abordados os diferentes procedimentos de avaliação psicológica utilizados, como as entrevistas diagnósticas e instrumentos de avaliação de sintomas, traços de personalidade e outros domínios. Um foco especial será dado ao status atual dos instrumentos de avaliação de construtos específicos das TCCs, como pensamentos automáticos e crenças, momento no qual será proposta uma atividade prática aos participantes. Espera-se com esse minicurso evidenciar o papel da avaliação psicológica na clínica cognitivo-comportamental e seus avanços, além de fomentar discussões acerca das dificuldades encontradas e das lacunas a serem preenchidas

    Minicurrículo:

    Mariana FroeselerMariana Froeseler
    Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Psicologia pela mesma instituição. Professora do curso de Psicologia em instituição particular de ensino superior em Minas Gerais, ministrando disciplinas nas áreas de Avaliação Psicológica e Neuropsicologia. Membro o Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) do Departamento de Psicologia da UFMG, participando de pesquisas sobre Avaliação Psicológica no contexto das Terapias Cognitivas. Atua como psicóloga clínica em consultório particular com a abordagem cognitivo-comportamental.

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  • Avaliação Neuropsicológica e Comportamental nos Transtornos do Espectro do Autismo(Tatiana Pontelli Mecca)

    Resumo: O presente mini-curso tem por objetivo discutir o papel da avaliação neuropsicológica e comportamental no processo diagnóstico de casos de Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), bem como sua importância na elaboração das estratégias de intervenção. Serão apresentados os critérios diagnósticos, delineamento de anamnese, instrumentos de rastreamento de sinais e sintomas e testes que podem ser utilizados na avaliação de funções cognitivas e os perfis mais comuns de desempenho em testes neuropsicológicos. Serão abordadas formas de avaliação indireta realizada a partir de questionários com a família e avaliação semi-estruturada a partir da observação de comportamentos-alvo

    Minicurrículo:

    Tatiana Pontelli MeccaTatiana Pontelli Mecca
    Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com doutorado Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi professora do cursos de Lato Sensu em Psicopedagogia, Avaliação Psicológica Clínica, Neurociências e Psicologia Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e do curso de Pedagogia da Universidade de Guarulhos. Atualmente é Professora do Mestrado em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo - UNIFIEO. É pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social e da Clínica de Transtornos do Espectro do Autismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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  • Interfaces entre intervenção e avaliação em orientação profissional e de carreira (Maiana Farias Oliveira Nunes)

    Resumo: o curso abordará as possibilidades de uso das informações obtidas na avaliação psicológica na intervenção em orientação profissional. Inicialmente serão apresentados alguns fenômenos que frequentemente são avaliados nesse contexto e, por meio da apresentação de estudos de caso múltiplos, serão discutidas algumas intervenções em Orientação Profissional e de Carreira usando como base as informações oriundas da avaliação. Serão discutidos os limites e aproximações entre avaliação e intervenção nesse contexto.

    Minicurrículo:

    Maiana Farias Oliveira Nunes
    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004), mestrado (2007) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Realizou pós doutorado em Psicologia na UFRGS, no departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade. Participou da diretoria do IBAP entre 2009 e 2013. Atua com Orientação Profissional e de Carreira de adolescentes e adultos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, autoeficácia, interesses profissionais, traços de personalidade.

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  • Avaliação de Desempenho das Organizações (Ana Claudia Souza Vazquez)

    Resumo: Este curso tem caráter aplicado na compreensão dos modelos de avaliação de desempenho nas organizações de trabalho e sua contribuição para o desenvolvimento humano e profissional. O objetivo é apresentar aspectos práticos e a fundamentação teórica para intervenções em nível organizacional, grupal e individual de avaliação de desempenho. Serão apresentadas as principais medidas para mensuração de desempenho organizacional, comportamento humano e desempenho individual. Também será discutido o enfoque da psicologia positiva enquanto perspectiva teórica diferenciada na avaliação de desempenho nas organizações, em seus diferentes níveis

    Minicurrículo:

    Ana Claudia Souza VazquezAna Claudia Souza Vazquez
    Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curso de MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em cargos de diretoria e gerência na área de Recursos humanos. Temas de interesse, com publicações na área:  Aprendizagem organizacional e Desenvolvimento de competências, Desenvolvimento Humano no Trabalho, Processos de Avaliação em Psicologia Positiva e Gestão Estratégica de Pessoas.

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  • Interpretação qualitativa do desempenho no Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (José Humberto da Silva Filho)

    Resumo: Pesquisadores e psicólogos usuários do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) se deparam com uma proporção de aproximadamente 27% dos respondentes saudáveis que não conseguem completar as seis categorias de classificação das cartas. Em geral, este resultado pode parecer indicativo de prejuízo nas funções executivas. No entanto, trata-se de resultados “falso positivos” pois, nestes casos, nenhum outro instrumento de avaliação neuropsicológica ou mesmo a avaliação clínica confirmam os baixos resultados encontrados no WCST. Visando compreender este fenômeno e explorar de forma qualitativa as possibilidades informativas do WCST, foi desenvolvido um pequeno inquérito com sete perguntas, a ser aplicado logo após a execução do teste, que investiga as formas de raciocínio adotado pelo respondente e seus sentimentos em relação aos acertos e erros. As respostas podem ser examinandas à luz de um padrão de referência que permite examinar as eventuais causas do rendimento abaixo do esperado. Estudos com universitários saudáveis, sem indicativos de prejuízo cognitivo e sem sintomas de sofrimento pesicoafetivos, indicam que dentre estes 27% alguns apresentam baixo desempenho no teste por apresentar estilos inflexíveis e estereotipados de raciocinar (que talvez esteja associadas a estrutura de sua personalidade), estes universitários em geral com um QI abaixo da média do grupo estudado. Por outro lado, outros universitários apresentam formas criativas, sofisticadas e inovadoras de raciocínio para executar o WCST, operando mentalmente de forma independente do feedback recebido de “certo” ou “errado”, este em geral com QI mais elevado em relação ao grupo estudado. O referido inventário e o seu método de interpretação é o objetivo principal deste mini-curso, visando explorar as possibilidades informativas do teste e promover a parcimônia na sua interpretação.

    Arquivos disponíveis para download:

    LABORATÓRIOS DE AP NO BRASIL
    CATÁLOGO DOS LABORATÓRIOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL

     

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  • Avaliação Neuropsicológica das Funções Atencionais e Executivas em Crianças  (Caroline de Oliveira Cardoso)

    Resumo: O minicurso intitulado Avaliação Neuropsicológica das Funções Atencionais e Executivas em Crianças tem como objetivo oportunizar uma discussão a respeito da avaliação neuropsicológica infantil, com a apresentação de alguns instrumentos padronizados e tarefas clínicas de exame de componentes da atenção (seletiva, alternada e dividida) e das funções executivas (controle inibitório, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho, planejamento, automonitoramento). Permeados pela discussão da avaliação neuropsicológica, serão fornecidos conceitos e uma breve revisão teórica e histórica das funções executivas e atenção; serão discutidos os aspectos neuroanatômico e desenvolvimentais (tipicidade), bem como, as principais dificuldades e os transtornos neuropsiquiátricos relacionados a esses processos cognitivos, tais como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos de Aprendizagem, entre outros. Por fim, serão apresentados alguns programas de intervenção/reabilitação neuropsicológica das funções executivas para crianças

    Minicurrículo:

    Caroline de Oliveira CardosoCaroline de Oliveira Cardoso
    Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Psicologia, ênfase Cognição Humana, pela PUCRS e atualmente doutoranda da mesma instituição. Especialista em Neuropsicologia (PROJECTO). Professora do curso de Psicologia da Universidade FEEVALE e docente em cursos de especialização na área de avaliação psicológica e neuropsicológica. Atua na área clínica como psicóloga clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental e na área da avaliação psicológica e neuropsicológica. Tem experiência nas áreas de psicologia clínica, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicodiagnóstico, avaliação e reabilitação neuropsicológica, neuropsicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

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  • Método de Zulliger no Sistema Compreensivo (Lucila Moraes Cardoso)

    Resumo: O teste de Zulliger é um método projetivo, que visa avaliar aspectos referente a dinâmica de personalidade da pessoa avaliada. Esse método pode ser administrado individualmente, sendo interpretado pelo Sistema Compreensivo, que fornecerá informações mais precisas sobre os recursos e controle, auto imagem, afetividade, relacionamento interpessoal, bem como os aspectos do processamento, da mediação e da ideação do funcionamento cognitivo da pessoa avaliada. Este minicurso visa introduzir aos psicólogos os fundamentos básicos do teste de Zulliger pelo Sistema Compreensivo, apresentando-o como instrumento interessante para uso no contexto organizacional, em especial, para seleção de cargos executivos.

    Minicurrículo:

    Lucila Moraes CardosoLucila Moraes Cardoso
    Profa. Dra. Lucila Moraes Cardoso - Possui graduação em Psicologia (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde coordena o Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (LEAPSI). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), Zulliger e Rorschach pelo Sistema Compreensivo e House-Tree-Person (HTP).

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  • Possibilidades avaliativas de interesses por meio do teste de fotos de profissões (Sonia Regina Pasian e Erika Tiemi Kato Okino)

    Resumo: O Teste de Fotos de Profissões(BBT-Br) é um instrumento projetivo de avaliação dos interesses e inclinações motivacionais do indivíduo, amplamente utilizado em processos de orientação vocacional/profissional. Trata-se de um material adaptado ao Brasil, com adequados índices psicométricos, além de apresentar normas atualizadas para a população brasileira. Este método tem por objetivo clarificar a inclinação profissional, incluindo ênfase na investigação das associações sobre os estímulos selecionados pelo respondente, de modo a favorecer a tomada de responsabilidade na elaboração de seu projeto vocacional. O presente curso pretende oferecer subsídios teóricos e técnicos para a avaliação dos interesses a partir das possibilidades informativas do BBT-Br, além de breve panorama a respeito de outras possibilidades utilizadas no Brasil. Desta forma, pretende-se ilustrar, por meio do BBT-Br, o processo de investigação de preferências e rejeições motivacionais dos indivíduos, focalizando a identificação e a compreensão destes constituintes da personalidade, segundo Achtnich, considerados elementos de preservação da vida se satisfatoriamente realizados em atividades ocupacionais e vocacionais.

    Minicurrículo:

    Sonia Regina PasianSonia Regina Pasian
    Psicóloga, Doutora em Psicologia, Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Consultivo da ASBRo. Área de especialização: Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico, Adaptação de instrumentos e Orientação Profissional/Vocacional.

    Erika Tiemi Kato OkinoErika Tiemi Kato Okino
    Doutora em Psicologia e Psicóloga do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Atual Presidente da ASBRo. Área de especialização: Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico, Adaptação de instrumentos, Orientação Profissional/Vocacional.

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  • HTP – indicadores patológicos (Denise Teixeira Mráz Zapparoli)

    Resumo: O Teste do Desenho da casa-árvore-pessoa, de J. Buck, foi traduzido e revisado no Brasil em 2003 por Renato Cury Tradivo e Irai Cristina Boccato Alves, respectivamente e, editado pela Vetor. Parte do material da aplicação e análise, inclui um Protocolo de Interpretação. O curso pretende apresentar norteadores para o psicólogo levantar indicadores psicopatológicos nos desenhos, a partir da Lista de Interpretação de Conceitos que consta no Protocolo de Interpretação. Serão utilizados casos ilustrativos. Implica no conhecimento prévio da técnica

    Minicurrículo:

    Denise Teixeira Mráz ZapparoliDenise Teixeira Mráz Zapparoli
    Mestre em Psicologia Clínica; Trabalha há 30 anos na área de Avaliação Psicológica. Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Avaliação Psicológica; Técnicas projetivas gráficas e temáticas; Técnicas Expressivas; Desenvolvimento Infantil; Supervisão em Psicodiagnóstico.

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  • Psicometria e Modelagem de Equações Estruturais usando o R (Ricardo Primi)

    Resumo: Nesse curso se pretende fazer um workshop prático em como realizar análises psicométricas clássicas usando o pacote psych (http://personality-project.org/r/psych/) e modelagem com equações estruturais usando o pacote lavan (http://lavaan.ugent.be) . A ênfase será em métodos mais atuais recomendados na literatura que não são facilmente executadasem pacotes estatísticos tradicionais como o SPSS incluindo:  análise de precisão via coeficiente Ômega/Ômega Hierárquico, análise bifatorial exploratória e confirmatória e análise fatorial de itens e análise paralela usando correlações tetracóricas/policóricas e sua relação com os modelos da Teoria de Resposta ao Item. O Workshop requer conhecimento básico em R (http://cran.r-project.org) e RStudio (http://www.rstudio.com).

    Minicurrículo:

    Ricardo PrimiRicardo Primi
    Psicólogo pela PUCCampinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE) Recebe financiamento do CNPq (produtividade em pesquisa), FAPESP e CAPES. É Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica). Presidente passado do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho federal de Psicologia e da Comissão da Área de Psicologia do MEC/INEP. Em 2009 foi professor visitante na Univeristy of Toledo (Ohio, EUA) com bolsa Fulbright/CAPES. Leciona disciplinas de Avaliação Psicológica, Estatística e Psicometria e desenvolve trabalhos de pesquisa em Avaliação da Inteligência, Avaliação da Personalidade e Desenvolvimento de Carreira e Teoria de Resposta ao Item. Tem mais de 120 trabalhos publicados entre artigos, capítulos e livros e formou mais de 17 alunos (entre mestres, doutores e pós-doutores).

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  • Emoções e inteligência emocional (Fabiano Koich Miguel)

    Resumo: O mini-curso divide-se em duas etapas. Na primeira, pretende-se fazer uma breve revisão das principais teorias sobre o funcionamento emocional, focando nos componentes presentes nas emoções: cognição, afeto, tendência de ação e alterações corporais. Os principais autores nessa metade serão Ekman, James e Plutchik. A segunda etapa tratará de apresentar o conceito de inteligência emocional, segundo as propostas de Salovey & Mayer e Goleman, finalizando com uma breve revisão dos estudos quanto à sua validade e aplicabilidade. Em ambas as etapas, serão referenciados métodos de avaliação psicológica relacionados às emoções. Os recursos utilizados serão plano de aula e apresentação em datashow, incluindo referências para consulta posterior.

    Minicurrículo:

    Fabiano Koich MiguelFabiano Koich Miguel
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, com doutorado-sanduíche na Universidade de Évora (Portugal) e na University of Toledo (EUA), desde então colaborando no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando principalmente com os seguintes temas: construção de instrumentos, emoções e inteligência emocional, testagem adaptativa informatizada, inteligência e personalidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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  • Avaliação em Psicologia Positiva (Micheline Roat Bastianello, Juliana Pacico e Cristian Zanon)

    O curso de avaliação em psicologia positiva oferecerá informações sobre alguns dos construtos em psicologia positiva, tais como: esperança, otimismo, autoeficácia, altruísmo, autoestima, afetos positivos e negativos, satisfação de vida e apoio social. Para cada um desses construtos foi desenvolvida uma escala de mensuração. Esses instrumentos serão apresentados e o participante aprenderá como aplicar, como levantar e interpretar os resultados.

     

    Resumo/Otimismo: O otimismo a partir da sabedoria popular, passando pelas discussões filosóficas até os estudos empíricos em psicologia está fortemente associado a uma visão positiva da vida, especialmente diante de adversidades. Pessoas com uma disposição otimista sustentam expectativas positivas com relação a eventos futuros. Neste curso serão apresentadas duas abordagens teóricas e de investigação empírica sobre o otimismo no campo da Psicologia Positiva. A perspectiva de Seligman, que define o otimismo como aprendido, relacionando-o aos estilos explicativos. E a teoria de Scheier e Carver, que compreendem o otimismo a partir de uma dimensão disposicional, baseado em expectativas positivas sobre eventos futuros. Dentro dessas duas teorias serão salientadas as diferentes posições teóricas e metodológicas, os estudos realizados em diferentes culturas e com variáveis correlatas, como autoestima e personalidade.

    Minicurrículo:

    Micheline Roat  BastianelloMicheline Roat Bastianello
    Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da ANPEPP. Tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Possui experiência nas áreas de psicodiagnóstico, psicoterapia de crianças e adolescentes, pesquisa em psicologia positiva, adaptação, padronização e validação de instrumentos de avaliação psicológica.

     

    Resumo/esperança e outros: Serão apresentados os construtos de esperança, autoeficácia, autoeficácia, altruísmo, afetos positivos e negativos. Os instrumentos associados a cada construto também serão apresentados: Escala de esperança disposicional para adultos, Escala de altruísmo, Escala de autoeficácia geral e escala de afetos positivos e negativos. Além disso, os participantes receberão as normas das amostras para interpretação dos resultados.

    Minicurrículo:

    Juliana PacicoJuliana Pacico
    Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, possui especialização em Psicologia Organizacional e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutoranda pela UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Claudio Simon Hutz. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva, psicometria e personalidade. Entre seus principais interesses estão os temas: esperança, otimismo, autoestima, autoeficácia, estilos parentais, traços de personalidade, construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica e psicologia organizacional.

     

    Resumo/Bem-estar subjetivo: Definição de bem-estar subjetivo. Relações do bem-estar com desfechos desejáveis (ex: bem-estar está relacionado com sucesso, longevidade, entre outras). Apresentação, aplicação e interpretação de algumas escalas para avaliar bem-estar subjetivo. Discussão sobre como avaliação do bem-estar pode complementar avaliações tradicionais.

    Minicurrículo:

    Cristian ZanonCristian Zanon
    É professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco, Itatiba-SP. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Mestre (2009) e Doutor (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de doutoramento sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2010-2011) na área de psicometria sob orientação do Dr. Ronald Hambleton. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicometria, Psicologia Positiva, traços de personalidade. Além disso, tem interesse em estatística, mais especificamente em Teoria de Resposta ao Item e Structural Equation Modeling.

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