Facebook



ANAIS DO CONGRESSO
PÔSTERES
MESAS REDONDAS


ERRATA MESAS REDONDAS
Clique aqui para visualizar

ERRATA PÔSTERES
Clique aqui para visualizar
Documento sem título

Local de realização do evento:

Hotel Ritz Lagoa da Anta
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 546
Lagoa da Anta, Maceió - Alagoas - Brasil
Tel.: 55 82 2121.4000

 

APRESENTAÇÃO

O presente congresso: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Direito de todos, dever do psicólogo”
04 a 07/junho/2013, Maceió-AL

O evento será realizado no CENTRO DE CONVENÇÕES “AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA”, do Hotel Ritz Urban Resort, Maceió, AL.

Trata-se de evento nacional consolidado na área de avalição psicológica, a ser realizado pela sexta vez. Representa uma oportunidade para reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do país interessados na área da avaliação e medida em psicologia. As conferências, por conta de convidados renomados, deverão suscitar temáticas emergentes na área e reabrem debates clássicos; as mesas-redondas serão uma oportunidade para trocar idéias, debater temas recentes e propor novas estratégias de pesquisa e formação. Os painéis assegurarão a exposição de pesquisas e práticas de diversas partes do país, oportunidade em que se dará a conhecer o cenário da avaliação psicológica. Deverão ocorrer 24 mini-cursos, ministrados por nomes principais da avaliação psicológica, oferecendo a oportunidade de atualização e intercâmbio dos envolvidos. Este é, portanto, um evento importante, único na área.

O evento tem diversas finalidades. Pretende, principalmente, ser um espaço científico, acadêmico e profissional para reunir aqueles que têm feito a avaliação psicológica no Brasil, permitindo igualmente intercâmbio com pesquisadores de outros países. Seus objetivos são: (1) promover e incentivar estudos adequadamente realizados sobre testes, escalas e questionários que visem medir e/ou avaliar construtos psicológicos, (2) garantir conhecimentos essenciais para que se reconheçam os instrumentos que poderão ser adequadamente utilizadas na prática de avaliação psicológica em diversos âmbitos laborais, (3) permitir o aprendizado de novas técnicas de avaliação psicológica, (4) possibilitar o conhecimento de novos softwares e/ou técnicas de análises de dados, (5) permitir que se conheça o que tem sido realmente feito na área no país, tanto no nível da pesquisa como da prática psicológica.

 

Direito de todos, dever do psicólogo

O congresso tratará a avaliação psicológica abordando diversos temas, dentre os quais: testes de inteligência, testes projetivos, escalas e inventários de personalidade, testes de desempenho acadêmico, testes educacionais, avaliação neuropsicológica, entrevistas, questionários, observações e testes informatizados. Também abordará discussões práticas sobre a avaliação psicológica nos mais variados contextos, tais como: escolar/educacional, clínico, organizacional/trabalho, social/comunitário, da saúde, forense, trânsito e do esporte. Também tratará de assuntos fundamentais e relacionados à área, tais como: psicometria, teoria de resposta ao item, métodos estatísticos, formação, legislação e ética. No congresso ocorrerão cursos, conferências, mesas redondas, “como eu faço”, apresentações de painéis, dentre outros.

 

Público-alvo

  • Psicólogos que trabalhem ou tenham interesse na área da avaliação psicológica;
  • Alunos de graduação em Psicologia;
  • Pesquisadores acadêmicos (graduandos e pós-graduandos) que desenvolvam projetos com temas afins à avaliação psicológica.