Visite o site do IBAP

EVENTO REALIZADO

Atrativos Turísticos

MERCADO MODELO

O Maior Shopping de Artesanato do Brasil, assim é chamado um dos principais pontos turísticos de Salvador, com sua diversidade de lojas, onde podem ser encontrados os mais variados tipos de artesanato e produtos típicos da Bahia.

ELEVADOR LACERDA

O Elevador Lacerda é um símbolo da cidade de dois andares chamada de Salvador, um dos mais conhecidos cartões portais da Bahia. Apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos.

PELOURINHO

O Pelourinho é o nome de um bairro de Salvador, a capital do estado brasileiro da Bahia. Se localiza no Centro Histórico da cidade, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O bairro é carinhosamente chamado de "Pelô" pelos moradores.

FORTE DE NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT

O Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat localiza-se em posição dominante na ponta de Monte Serrat, à época do Brasil Colônia no limite norte da cidade de Salvador, atual rua da Boa Viagem, no litoral do estado da Bahia, no Brasil.

FAROL DA BARRA

O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil. Torre troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas preta e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.

IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Considerado um dos mais extraordinários monumentos do barroco mundial, o templo de São Francisco, erguido em 1723, foi construído em torno de um claustro quadrado, tem um subsolo e dois pavimentos sobre o nível da rua. Sua decoração mostra ricos painéis de azulejo da primeira metade do século XVIII, parte deles criada por Bartolomeu Antunes de Jesus em 1737, em Lisboa. Além disso, a igreja é coberta por 800 quilos de ouro.

FUNDAÇÃO CASA JORGE AMADO

A Fundação Casa de Jorge Amado é uma organização não governamental que fica localizada em frente ao Largo do Pelourinho. Aberta em 1986, contando com a colaboração fundamental da escritora Zélia Gattai, a ONG conta com várias atividades e um núcleo de pesquisas, com documentação sobre o próprio Jorge Amado e a literatura baiana. A Casa de Jorge Amado tem também como missão a criação de um fórum permanente de debates sobre cultura baiana – especialmente sobre a luta pela superação das discriminações raciais e socioeconômicas.

IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico, está localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador, no Brasil. É lá que são distribuídas as famosas Fitinhas do Bonfim.

MUSEU TEMPOSTAL

Acervo: Cerca de 30 mil postais e fotografias da Bahia antiga.

Inaugurado em 1997, o Museu Tempostal apresenta um acervo  de imagens, entre postais, estampas e fotografias, sendo a grande maioria oriundas da coleção reunida pelo sergipano Antônio Marcelino do Nascimento (13.06.1929 – 22.11.2006).

MUSEU SÃO BENTO

Arte-sacra dos séculos XVII ao XIX além de peças barrocas. Destaque para o São Pedro Arrependido em barro cozido, de Frei Agostinho da Piedade e Senhor do Bonfim dos Martírios, óleo sobre tela de Frei Ricardo do Pilar, ambas do século XVI.

MUSEU DA CIDADE

Acervo: Orixás, bonecas de pano, fotos, terços, imagens sacras, trajes de baiana, tapeçarias, cerâmica, peças de uso pessoal do poeta Castro Alves e pinacoteca.

MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA

Museu Geológico da Bahia: Acervo: Rochas, fósseis e pedras preciosas.

MUSEU EUGÊNIO TEIXEIRA DE LEAL/MEMORIAL BANCO DO BRASIL

Conta a história do dinheiro e abriga uma biblioteca sobre a história social, econômica, política e cultural da Bahia. Acervo: Cerca de 5.000 peças, dentre elas, moedas, medalhas e, condecorações nacionais e estrangeiras, mobiliário, pintura, placas e troféus, documentos, fotografias, fitas cassetes e vídeos.

MUSEU CARLOS COSTA PINTO

Criado em 1969. Desenvolve programação cultural, com palestras, seminários, exposições e oficinas de arte. Possui biblioteca e lojinha de souvenirs. Acervo: 3172 peças dos séculos XVII, XVIII e XIX entre prataria, jóias, mobiliário, cristais, porcelanas, arte plásticas e pequenos objetos decorativos.

MUSEU DE ARTE ANTIGA E POPULAR HENRIQUETA CATHARINO

Museu de Arte Antiga e Popular Henriqueta Catharino Acervo: Mobiliário de jacarandá, peças de vestuário, dentre estas, a cauda e saia usadas pela Princesa Isabel quando assinou a Lei Áurea; o solidéo do Papa Pio X e imagens sacras.

MUSEU ABELARDO RODRIGUES

Instalado no Solar do Ferrão. Acervo: 800 peças entre santos barrocos, gravuras e ourivesaria.

MUSEU PALÁCIO DAS ACLAMAÇÕES

Acervo: Mobiliário, quadros, colchas, objetos de decoração, cúpulas e lustres.

Fonte: http://www.solexpress.com.br/salvador-acontece/pontos-turisticos/index.html