Visite o site do IBAP

EVENTO REALIZADO

LANÇAMENTO DE LIVROS

Título: Avaliação psicológica: contextos de atuação, teoria e modos de fazer
Editora: Sinopsys
Autores (as): Sabrina Martins Barroso, Fabio Scorsolini-Comin e Elizabeth do Nascimento
Ano da Publicação: 2019
Resumo: O livro apresenta aspectos teóricos e casos reais de avaliação psicológica em diferentes contextos. São apresentadas problematizações sobre entrevistas, observação do comportamento em contexto de avaliação psicológica, avaliação em contexto de cirurgia bariátrica, de seleção de pessoas, jurídico, de avaliação de crianças, entre outros. Além disso apresenta erros frequentes cometidos por profissionais ao escrever laudos e uma proposta de pontos a serem considerados ao construir esse tipo de documento.


Título: Avaliação psicológica e desenvolvimento humano: Casos clínicos
Editora: Hogrefe Cetepp
Autoras: Denise Balem Yates, Mônia Aparecida da Silva, Denise Ruschel Bandeira
Ano da Publicação: 2019
Resumo: A obra apresenta casos clínicos de avaliações psicológicas e neuropsicológicas, em pacientes de diferentes etapas do ciclo vital: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. Havendo diagnósticos conclusivos, inconclusivos, e casos que exigiram uma avaliação preliminar. O livro demonstra perspectivas de trabalho na avaliação psicológica, unindo conhecimento teórico aprofundado e experiência clínica em avaliação e em supervisão.


Título: Título: Coleção Jeito de Ser
Editora: Sinopsys
Autoras: Marcela Mansur Alves e Carmem Beatriz Neufeld
Ano da Publicação: 2019
Resumo: Personalidade? Temperamento? Como você chama essa forma de comportamento que torna cada pessoa única? Os seis livros da Coleção Jeito de Ser ajudam a abordar com as crianças como a personalidade define a forma de pensar, sentir e se comportar. A abordagem começa pela definição mais geral do que é personalidade e segue nos outros cinco livros que apresentam, cada um, uma característica da personalidade:No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, No reino da água: o jeito imaginativo e curioso,No reino da luz: o jeito sociável e dominante, No reino do fogo: o jeito tranquilo e relaxado,No reino da terra: o jeito responsável e disciplinado e No reino do gelo: o jeito empático e generoso.


Título: Compêndio De Avaliação Psicológica
Editora:  Vozes
Autores (as): Makilim Nunes Baptista, Monalisa Muniz Nascimento, Caroline Tozzi Reppold, Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes, Lucas de Francisco Carvalho, Ricardo Primi, Ana Paula Porto Noronha, Alessandra Gotuzo Seabra, Solange Muglia Wechsler, Cláudio Simon Hutz,  Luiz Pasquali
Ano da Publicação: 2019
Resumo: A obra pretende ser um marco na área da Avaliação Psicológica, contando com aproximadamente 60 capítulos, escritos por profissionais renomados em suas áreas e contextos de atuação. O compêndio é dividido em seis grandes sessões, englobando os fundamentos da avaliação psicológica, aspectos históricos e profissionais da avaliação psicológica, a prática da avaliação psicológica em contextos específicos, principais construtos cognitivos e híbridos na Psicologia, avaliação da personalidade, e avaliação dos transtornos de personalidade e psicopatologia. É a primeira vez na história do Brasil que um livro desta monta é organizado e conta com todos os ex-presidentes do instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), além de presidente atual e futuro.


Título: Comportamento e Saúde Mental – Dicionário Enciclopédico
Editora:
Pactor
Autores (as):  Laura M. Nunes, Carla Fonte, Sónia Pimentel Alves, Ana Isabel Sani, Rui Estrada & Sónia Caridade
Ano da Publicação: 2019
Resumo: Escrita num registo multidisciplinar, a presente obra reúne 235 verbetes, redigidos por 142 autores, especialistas nacionais e internacionais de diferentes instituições académicas e profissionais, estruturados em quatro domínios:1) Comportamento Humano,2) Saúde Mental versus Doença Mental,3) Ciências e Constructos, 4) Métodos e Técnicas.Cada um dos verbetes deste livro apresenta, define e procura esclarecer, com a precisão possível, um tópico relevante relacionado com o comportamento e com a saúde mental.Se a saúde mental é um estado de bem-estar emocional e psicológico, mediante o qual o indivíduo é capaz de fazer uso das suas habilidades emocionais, cognitivas e sociais, convém não esquecer que a ausência de uma doença mental não significa que a pessoa goze de boa saúde mental. Por isso, o acompanhamento do seu comportamento diário é a melhor forma de conhecer o estado da sua saúde mental.Pensado e organizado para se constituir como um instrumento de referência para consulta, os estudantes e profissionais das áreas da psiquiatria, psicologia, enfermagem psiquiátrica, criminologia, serviço social e sociologia, entre outros, encontrarão, neste livro, um forte contributo para um maior conhecimento e evidência dos conceitos aqui apresentados.


Título: Psicologia do Esporte e desenvolvimento humano 
Editora: Viseu 
Autor (a): Evandro Morais Peixoto e Tatiana de Cassia Nakano 
Ano da Publicação: 2019
Resumo: Essa obra tem como principal objetivo reunir esforços de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, que têm trabalhado nos níveis de graduação e pós-graduação em Psicologia e Educação Física, para a consolidação da PE brasileira. Mais especificamente, essa obra reúne contribuições às diferentes expressões da prática esportiva: esporte-educação, esporte-participação e esporte-rendimento, dentro de uma compreensão do esporte como uma expressão social grande potencial para promover o desenvolvimento humano e como um campo fértil para atuação profissional, seja na pesquisa, no ensino ou na área de intervenção em Psicologia do Esporte.


Título: Rorschach – o método: passado, presente e futuro
Editora: Hogrefe Cetepp
Autoras: Terezinha A. de Carvalho Amaro/Carla Luciano Codani Hisatugo
Ano da Publicação: 2019
Resumo: Nesta obra, são apresentadas informações sobre quem foi Hermann Rorschach e os princípios que regem o seu método, bem como a evolução dos principais sistemas existentes a partir de desdobramentos e entendimentos, desde a criação até a atualidade. As informações são dispostas em três campos: passado, presente e futuro, sob os quais denota-se dados biográficos e históricos, exemplos de prática com o instrumento em vários contextos e as perspectivas acerca das possibilidades futuras do método. Destina-se exclusivamente aos psicólogos e estudantes de Psicologia.


 

Durante o 9º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica será realizado lançamento de livros publicados em 2018 e 2019. Todos(as) os(as) participantes inscritos(as) no Congresso poderão inscrever livros para o lançamento, que serão avaliados pela comissão científica. Para inscrever os(as) participantes deverão enviar e-mail para congresso2019@ibapnet.org.br, com o assunto Lançamento de Livros com os dados solicitados.

NORMAS GERAIS

O lançamento de livros é reservado apenas aos(às) participantes inscritos(as) no 9º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Poderão ser inscritos livros publicados em 2018 e 2019, com temáticas afins à Avaliação Psicológica.

As propostas de lançamento devem ser enviadas, até do dia 31/05/2019 contendo:

  • Título do livro
  • Editora
  • Nome dos autores
  • Data de publicação
  • Imagem da capa digitalizada
  • Breve resumo

 

OBRIGAÇÕES DO AUTOR

Os(As) autores(as) que tiverem proposta de lançamento aprovada deverão estar presentes no evento para a participação na exposição, na hora e local determinado pela Organização do evento.

O(A) autor(a) será responsável pelo transporte dos livros até o local do evento, a acomodação dos mesmos no local previamente estipulado pela organização do 9º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e também pela retirada do material ao término da atividade.

Deverá permanecer no local junto aos livros durante toda a atividade para interação com os(as) demais participantes do evento.

A comercialização dos livros é de responsabilidade do(a) autor(a), podendo ele(a) contar com o suporte da Livraria ou Editora, que seja um expositor formal do evento.

 

ESTRUTURA

O evento disponibilizará um horário para o lançamento de livros em sua programação;

01 mesa com 01 cadeira para a exposição dos livros;

Placa de identificação com nome do livro.