De forma a contribuir com os grandes desafios que estamos vivenciando na atualidade, incluindo mudanças em nosso fazer profissional, no campo de ensino e da pesquisa, o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), convida a todos e todas a participarem de nossa primeira Jornada Online, especialmente planejada para discutir a Avaliação Psicológica no contexto das novas tecnologias: impasses e possibilidades.
A jornada será um espaço para trocas de experiência e debates profícuos com renomados profissionais da área. As atividades previstas serão conferência, cursos, mesas redondas, além de exposição de e-pôsteres e pitchs, seguindo as novas tecnologias, todos interativos. O objetivo é fomentar o debate entre apresentadores e participantes propiciando a construção conjunta de aprendizagens e possibilidades para o novo fazer em Avaliação Psicológica.
Este evento foi pensado para ser um espaço de muitas trocas e reflexões sobre os desafios que a Avaliação Psicológica vem se deparando nesses novos tempos.
Contamos com a sua valiosa participação
19/11/2020 | Quinta-Feira
09:00 às 12:00 | MC01 | Análise de Equivalência e Invariância de Estrutura de Instrumentos Psicológicos
Ministrantes: Prof. Dr. Felipe Valentini (USF) e Prof. Dr. Nelson Hauck-Filho (USF)
18:00 | Abertura
Prof. Dr. Makilim Nunes Baptista (IBAP | USF)
18:30 às 19:30 | Conferência de Abertura: Será que vai ter volta? Como a pandemia alterou a prática do profissional do psicólogo
Conferencista: Prof. Dr. Ricardo Primi (USF)
Mediador: Prof. Dr. Makilim Nunes Baptista (IBAP | USF)
20:00 às 21:30 | MR1 | Desafios atuais: o que eu preciso saber sobre os novos tempos
Profa. Dra. Denise Ruschel Bandeira (UFRGS)
Profa. Dra. Ana Paula Porto Noronha (USF)
Prof. Dr. António Virgílio Bastos (UFBA)
Mediadora: Profa. Dra. Daniela Zanini (PUC GO)
20/11/2020 | Sexta-Feira
09:00 às 12:00 | MC02 - Elaboração de Documentos escritos
Ministrante: Profa. Dra. Ana Paula Porto Noronha (USF)
14:00 às 16:30 | MR2 | Escalas Informatizadas, testes adaptativos e novas normas em tempos virtuais
Prof. Dr. Carlos H. Sancineto da Silva Nunes (UFSC)
Prof. Dr. Wagner de Lara Machado (PUC RS)
Prof. Dr. Evandro Morais Peixoto (USF)
Mediadora: Profa. Dra. Thatiana Helena de Lima (UFBA)
17:00 às 18:00 | Sessão de Pôsteres
18:30 às 20:00 | MR3 | O que é possível nas Avaliações Compulsórias? Os desafios do trânsito, da justiça e dos concursos públicos
Profa. Dra. Ana Isabel Sani (UFP)
Profa. Dra. Sonia Liane Reichert Rovinski (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul)
Profa. Juliana Guimarães (UFG)
Mediadora: Profa. Dra. Cristiane Faiad (UNB)
20:00 | Encerramento
LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO
Solicitamos atenção ao preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição para evitar posteriores problemas quanto à emissão de certificados, conteúdo programático e acesso às atividades.
O preenchimento correto do campo "e-mail" é de fundamental importância para o estabelecimento do vínculo de informações.
Após o cadastro, será enviado um e-mail de confirmação contendo os dados de acesso à área do inscrito (login e senha), em que é possível imprimir novamente o boleto da taxa de inscrição, caso seja necessário. Será também pela área do inscrito o acesso as salas virtuais para participar das atividades.
As taxas de inscrição deverão ser pagas conforme tabela abaixo.
No caso de trabalhos não aceitos, os proponentes poderão usar sua inscrição na modalidade de participante ou solicitar reembolso do pagamento da taxa de inscrição conforme política de reembolso. Clique aqui para acessar a política de reembolso.
Todas as atividades serão remotas (síncronas e assíncronas). A Conferência, Mesas Redondas, Cursos serão síncronas nos dias 19 e 20 de novembro e após esta data assincronas até 31/12/2020.
Para acompanhar e apresentar trabalhos os participantes deverão ter acesso à internet e à equipamentos (computador, tablet ou smartphone). A organização da Jornada Online não se responsabiliza pela qualidade da internet e/ou equipamentos dos participantes.
Ao participar da Jornada Online do IBAP, o participante dá aos promotores, organizadores e patrocinadores o direito de utilizar suas imagens, tomadas em fotografias e/ou vídeos e filmagens realizadas durante e pós-evento. O IBAP se reserva o direito de fazer registro de imagens e gravação em vídeo de todas as atividades que compõem o evento.
As imagens e apresentações poderão ser utilizadas, a qualquer momento, em material promocional impresso ou digital, websites, mídias sociais e demais canais de divulgação do evento dos promotores, organizadores, patrocinadores e participantes.
CATEGORIA | Taxa de Inscrição | MC1 | Equivalencia e validade dos Testes | MC2 | Elaboração de Documentos |
Profissionais Associados | R$ 120,00 | R$ 48,00 | R$ 30,00 |
Pós-graduação Associados | R$ 80,00 | R$ 48,00 | R$ 30,00 |
Graduação Associados | R$ 50,00 | Não destinado a esta categoria | R$ 30,00 |
Profissionais Não Associados | R$ 170,00 | R$ 56,00 | R$ 35,00 |
Pós-graduação Não Associados | R$ 100,00 | R$ 56,00 | R$ 35,00 |
Entidades Parceiras | R$ 130,00 | R$ 56,00 | R$ 35,00 |
Graduação Não Associados | R$ 70,00 | Não destinado a esta categoria | R$ 35,00 |
O pagamento poderá ser feito por:
Boleto Bancário (De acordo com as determinações da Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e do Banco Central, o IBAP oferece a geração de boleto registrado. O boleto é registrado previamente no sistema do banco de emissão e este processo leva algum tempo para ser concluído. Desta forma, para sua comodidade, pedimos a gentileza de aguardar até 24 após a geração do boleto referente à taxa de inscrição para a efetivação do pagamento.)
Cartão de Crédito parcelado em até 3X
Para parcelamento o valor mínimo da parcela deverá ser R$ 20,00. Assim, a modalidade Alunos de graduação sócios poderão dividir em até 2X
Pagamento por Empenho faça contato pelo e-mail secretaria@ibapnet.org.br
Inscrições de Trabalhos Científicos | 03/08/2020 a 27/09/2020
Inscrição de participantes | 03/08/2020 a 30/09/2020
Avaliação dos Trabalhos | 01/10/2020 a 16/10/2020
Divulgação do resultado | 19/10/2020
Envio dos E-pôsteres para o sistema | 16/10/2020 a 10/11/2020
Normas para submissão de trabalhos | Modalidade: E-Pôsteres
No dia 20 de novembro de 2020 (das 17:00 às 18:00 h) ocorrerão as apresentações dos trabalhos selecionados para a modalidade e-pôster na Jornada Online do IBAP | Avaliação Psicológica no contexto das novas tecnologias: impasses e possibilidades.
O processo de submissão das propostas de trabalho é totalmente on-line, via site www.ibapnet.org.br. Recomenda-se, no ato da inscrição, a leitura atenta das regras para a submissão dos trabalhos. Somente serão analisados trabalhos que estejam dentro das regras, que atendam o modelo indicado neste edital, que forem submetidos dentro do prazo. Os trabalhos que não apresentarem todas as exigências serão desclassificados.
Idiomas
As propostas de trabalhos para apresentação como e-pôster poderão ser enviadas em português, inglês ou espanhol.
Número de Trabalhos Submetidos
O participante poderá submeter até dois trabalhos como autor principal, sem limite de coautoria por trabalho.
Trabalhos em coautoria
Em caso de coautoria, todos os coautores deverão ser incluídos na proposta de trabalho pelo proponente. O autor responsável pela submissão da proposta é responsável pela inclusão correta do nome e instituição do(s) coautor(es).
Eixos Temáticos
Regras para Submissão dos Trabalhos (E-pôster)
a) Quem poderá submeter as propostas
As propostas poderão ser enviadas por Doutores, Mestres, Profissionais, Doutorandos, Mestrandos e Graduandos.
b) Orientações para submissão das propostas
As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de resumo para apresentação no evento na forma de e-pôster. No ato da inscrição o proponente deverá:
Resultado da avaliação dos trabalhos
A data prevista para a divulgação do resultado da avaliação de todas as modalidades é 15 de outubro de 2020. Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação em suas áreas de inscritos no site do evento.
Responsabilidades dos Participantes
A apresentação será através de imagens do Pôster e Pitch (Vídeo de 5 a 7 minutos).
Após a aceitação do trabalho, os autores se responsabilizam pelo envio do arquivo do e-pôster e do vídeo apresentando o trabalho (Pitch), conforme normas estabelecidas.
Os arquivos devem ser enviados, impreterivelmente, no período de 16/10/2020 a 10/11/2020, conforme o cronograma apresentado.
Os autores se comprometem em permanecer online durante a sessão de pôster, estabelecida na programação, para responder perguntas dos participantes por chat. Abaixo seguem as instruções:
Instruções para envio do arquivo do pôster eletrônico
O arquivo PDF, JPG ou PNG deverá ser enviado em campo específico na área do inscrito.
O arquivo deverá ser salvo em um único arquivo PDF ou JPG ou PNG e a apresentação deverá conter somente uma página. O tamanho da página deverá ser 38 cm x 65 cm (largura x altura), na orientação retrato
Tipo de fonte e tamanho de letra: Arial ou Calibri, tamanho mínimo 24 para o título, 18 para conteúdos gerais e 14 para referências;
Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas
O pôster deverá ser autoexplicativo. Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
Estrutura sugerida: Introdução, Objetivo, Método, Resultado, Conclusão e Referências utilizadas.
O título do E-Poster deve ser idêntico ao do resumo.
É permitida a utilização de imagens e gráficos estáticos.
Instruções para envio do arquivo do vídeo (Pitch)
As apresentações dos e-pôsteres devem ser enviadas em vídeo. As mídias devem ser enviadas através de link privado de vídeo (YouTube ou outra plataforma de compartilhamento de mídias) de 5 a 7 minutos.
Sugerimos observarem as recomendações da Universidade Federal da Bahia para a gravação do vídeo. Veja no link abaixo
http://www.inscricaocongresso2020.ufba.br/ | Clique no menu Dicas de Gravação.
MC01 - Análise de Equivalência e Invariância de Estrutura de Instrumentos Psicológicos
Ministrantes: Felipe Valentini e Nelson Hauck (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Universidade São Francisco)
O uso da tecnologia tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil. No entanto, passou-se a discutir a equivalência dos escores do instrumento em diferentes formatos. Por exemplo, um inventário de personalidade adaptado para uma versão online mantém a qualidade técnica do instrumento original em formato lápis-e-papel? As normas dos escores são compatíveis entre as versões online e lápis-e-papel? Os estudos de invariância podem auxiliar a responder a essas perguntas.
O objetivo deste curso é discutir e apresentar ferramentas para análise de equivalência e invariância. Abordaremos análises de diferenças de grupos, modelagem Multigrupos, MIMIC (multiple indicators multiple causes) e DIF (differential Item functioning).
Como pré-requisito, espera-se que os participantes tenham conhecimentos básicos de estatística e noções de análise fatorial.
MC02 - Elaboração de Documentos escritos
Ministrante: Profª Drª Ana Paula Porto Noronha (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Universidade São Francisco)
Os documentos escritos constituem etapa obrigatória de várias ações que o psicólogo realiza. Assim, a preparação adequada tem sido exigida, com vistas a melhorar a qualidade da atuação nas várias instâncias da sociedade. Ao lado disso, como parte da reflexão, devem ser destacas as questões éticas e de direitos humanos, bem como as questões técnicas que permeiam o fazer do profissional. Mais particularmente ao último ponto, convém destacar os pressupostos do Código de Ética Profissional do Psicólogo que assevera: “o psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
O presente curso tem a intenção de promover a prática sobre a elaboração de documentos, bem como oferecer informação atualizada sobre a área, destinado a estudantes, professores e profissionais de Psicologia que atuam em diferentes áreas e contextos Ele está organizado da maneira que se segue. Inicialmente será realizada uma contextualização acerca da natureza e dos objetivos dos documentos. Neste ínterim as questões éticas, técnicas e de direitos humanos inerentes à elaboração do documento serão comentadas. Em seguida, serão abordados os pressupostos técnicos, com base na legislação e em bibliografia atualizada. Por fim, estudos de caso se farão presentes para incorporar um dinamismo à metodologia de ensino.
Durante a semana da Jornada Online do IBAP serão realizados os lançamento de livros publicados em 2019 (2º Semestre) e 2020. Todos os participantes inscritos na Jornada Online poderão inscrever livros para o lançamento.
Para inscrever os participantes deverão acessar sua área do inscrito, clicar no ícone inscrição de proposta ou trabalho, escolher a opção Lançamento de Livros e incluir os dados solicitados.
NORMAS GERAIS
O lançamento de livros é reservado apenas aos participantes inscritos na Jornada Online do IBAP. Poderão ser inscritos livros publicados em 2019 (2º Semestre) e 2020, com temáticas afins à Avaliação Psicológica.
Os lançamentos poderão ser simples ou com lives:
Lançamento simples: A capa do livro e as informações do mesmo permanecerão disponíveis no site do IBAP, no período de 16 a 20 de novembro de 2020
Lançamento com Live: Além de constar no site do IBAP faremos a divulgação para nossos associados e inscritos na Jornada do dia, horário e link da live para lançamento do livro. O IBAP se reserva no direito de definir dia e horário para o lançamento do livro. As lives não poderão ocorrer em dias e horários das atividades da Jornada.
As propostas de lançamento devem ser incluídas no sistema, pela área do inscrito, até o dia 02/10/2020. Os autores deverão optar pelo lançamento simples ou lançamento com live. As inscrições de lançamento deverão conter:
No caso do lançamento com live, os autores deverão incluir também o link no qual será transmitida a live será transmitida para incluirmos no site do evento.
OBRIGAÇÕES DO AUTOR
Os autores que tiverem proposta de lançamento aprovada deverão enviar todos os dados necessários. Caso optem pelo lançamento com live deverão enviar o link por onde a live será transmitida e também iniciar a transmissão no dia e horário determinado pela organização da Jornada.
A comercialização dos livros é de responsabilidade do autor(a).
ESTRUTURA
Os livros serão divulgados em uma página exclusiva para lançamento de livros, no site do IBAP. Os autores que optarem pelo lançamento com live terão os links divulgados nesta página junto ao seu título. Todos os participantes e associados do IBAP serão convidados a participarem das lives de lançamento.