Facebook



ANAIS DO CONGRESSO
PÔSTERES
MESAS REDONDAS


ERRATA MESAS REDONDAS
Clique aqui para visualizar

ERRATA PÔSTERES
Clique aqui para visualizar
Documento sem título

HISTÓRICO

Histórico do Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica

Esse evento tem ocorrido desde a década de 1980 bianualmente no Rio Grande do Sul, tendo sido assumido pelo IBAP em 2003 sendo que, desde então, assumiu o nome de Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, cujo histórico encontra-se descrito a seguir.


I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica: Ciência e Responsabilidade Social e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
23 a 26 de julho de 2003, Campinas

O I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica do IBAP foi realizado juntamente com a IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, e proporcionou um amplo debate dos mais variados temas ligados à Avaliação Psicológica buscando avançar o status científico da área e promovendo, ao mesmo tempo, debates de temas relevantes sobre problemas que ocorrem na nossa sociedade. Debates como esses contribuem para a melhoria dos serviços profissionais do psicólogo aliando ciência, ética e responsabilidade social.

As sete primeiras edições da Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos realizaram-se em Portugal e Espanha, a oitava realizou-se em Belo Horizonte em 2000 juntamente com o V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e a nona realizou-se Campinas juntamente com o Congresso do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP.

O congresso tratou a Avaliação Psicológica nas várias formas que ela pode assumir, tais como: testes de inteligência, testes projetivos, escalas e inventários de personalidade, testes de desempenho acadêmico, testes educacionais, avaliação neuropsicológica, entrevistas, questionários, observações e testes informatizados; assim como, nos variados contextos em que ela pode ser empregada, tais como: escolar/educacional, clínico, organizacional/trabalho, social/comunitário, da saúde, forense, trânsito e do esporte. Também tratará de assuntos fundamentais e correlatos à área, tais como: Psicometria, Métodos Estatísticos, Formação, Legislação e Ética.

O evento aconteceu em 2003, em Campinas, SP. Reuniu 828 participantes, sendo a maioria do sudeste: São Paulo (58,7%) e Rio de Janeiro (10,1%); 15 foram estrangeiros. Na oportunidade foram apresentadas 12 conferências, 34 cursos, 47 simpósios e 280 Painéis.

 

II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Desafios para a Formação, Prática e Pesquisa
17 a 20 de maio de 2005, Gramado, RS

O segundo aconteceu em 2005 em Gramado (RS), tendo reunido 900 participantes, um número bastante expressivo, contanto com representantes de diversos locais do país. Com o tema “Desafios para a Formação, Prática e Pesquisa”, o evento procurou contribuir para a reflexão de diferentes abordagens da avaliação psicológica.

Foi abordada uma variedade de temas e de contextos, incluindo testes de inteligência, testes projetivos, escalas e inventários de personalidade, testes de desempenho acadêmico, testes educacionais, avaliação neuropsicológica, entrevistas, questionários, observações e testes informatizados, em contextos como escolar/educacional, clínico, organizacional/trabalho, social/comunitário, da saúde, forense, do trânsito e do esporte.

Foram abordados, ainda, assuntos fundamentais à área, tais como psicometria, Teoria de Resposta ao Item, métodos estatísticos, formação e legislação.


III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Ética e Ciência e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
25 a 28 de julho de 2007, João Pessoa, PB

Em 2007, o IBAP promoveu o III Congresso Nacional de Avaliação Psicológica que, juntamente com a XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contexto, possibilitou um amplo debate sobre as mais variadas áreas relacionadas à avaliação. Com o tema “Avaliação Psicológica no Século XXI: Ética e Ciência”, esse evento buscou refletir sobre questões relevantes sobre problemas que ocorrem na nossa sociedade, especialmente aqueles ligados à integração entre a ética e a ciência, promovendo o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais brasileiros, portugueses, espanhóis e americanos.

As conferências, que contaram com convidados especialistas na área, suscitaram temáticas emergentes e reabriram debates clássicos; as mesas-redondas foram uma oportunidade para trocar idéias, debater temas recentes e propor novas estratégias de pesquisa e formação; e, finalmente, os painéis asseguraram a exposição de pesquisas e práticas de diversas partes do país, oportunidade em que se dá a conhecer o cenário da avaliação psicológica no Brasil.


IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces, V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
29/07/2009 a 01/08/2009 - Campinas-SP

O IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos e XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos deu continuidade ao trabalho iniciado em congressos anteriores, ou seja, promoveu um amplo debate dos mais variados temas ligados à avaliação psicológica, buscando avançar o status científico da área e promover, ao mesmo tempo, debates de temas relevantes sobre problemas que ocorrem em nossa sociedade.

Uma vez mais, o Congresso Brasileiro foi realizado conjuntamente com a Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, e pela primeira vez com o V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, promovendo o intercâmbio e integração de pesquisadores e profissionais brasileiros, portugueses, espanhóis e americanos.


V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Avaliação psicológica: avanços e desafios
31/05/2011 a 04/06/2011- Bento Gonçalves-RS

O IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica ocorreu no sul do Brasil e contou com aproximadamente 400 pôsteres, 50 mesas redondas e 20 conferências de convidados nacionais e internacionais. Tendo como tema “Avaliação psicológica: avanços e desafios”, o evento, além de promover a formação continuada de psicólogos que utilizam a avaliação psicológica em sua prática profissional, objetivou fomentar a discussão conjunta entre profissionais e acadêmicos acerca da área, incluindo temas polêmicos como entidades de ensino, prática e sistema conselho; recursos técnicos e científicos para subsidiarem ulteriores pesquisas na área; e questões éticas e deontológicas relativa ao uso da avaliação psicológica, dentre outros pontos.